Formação de Preço: Uma Abordagem Prática por Meio da Análise Custo-Volume-Lucro

  • José Carlos Sardinha Conselho Federal de Contabilidade - CFC

Resumo

O livro se inicia ensinando as diferentes abordagens de custo a serem empregadas em decisões de custeio por absorção e custeio por contribuição. Mostram-se duas vantagens do custeio por contribuição. Depois, trata dos conceitos de ponto de equilíbrio para um produto e para vários produtos com a mesma política de preço e emprega o uso desses conceitos para a decisão de preço.Na decisão de preço para vários produtos com a mesma política de preço, é apresentado o conceito de markup multiplicador e divisor. A posteriori,  apresentam-se vários exemplos que elucidam a vantagem da abordagem por contribuição na decisão do preço, como, por exemplo, quando ocorre variação no preço do insumo, para uma encomenda especial com base no lucro predefinido; para uma encomenda especial com base na recuperação de um lucro  que não será obtido, com o objetivo em volume de negócio; para produtos com custos comuns; e para decisão de preço considerando a contribuição para o lucro por unidade do fator limitativo.Por último, apresenta-se o modelo da General Motors (GM), cuja principal característica é explicar o retorno sobre investimento no cálculo do preço. Nesse modelo são discutidos o cálculo dos valores objetivados do capital de giro e o retorno sobre o ativo, de forma que o Valor Econômico Adicionado (EVA) (ou Economic Value Added) seja zero. Explica-se o significado de EVA ser zero. Finalmente, calcula-se o preço do produto, atendendo às demandas mencionadas e aproveita para ensinar como se pode utilizar o conceito de markup empregando o modelo da GM.Livro-texto para a disciplina Análise de Custo dos cursos de Administração e Contabilidade, é recomendado para tomadores de decisões na área de preço e planejamento e para profissionais de outras áreas que desejam obter formação em administração e para empresários industriais, comerciais e de serviços que necessitam tomar decisão de preço. Editora: Atlas S.A.Autor: José Carlos Sardinha Páginas: 346
Publicado
2016-12-06
Como Citar
SARDINHA, José Carlos. Formação de Preço: Uma Abordagem Prática por Meio da Análise Custo-Volume-Lucro. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 221, p. 91, dez. 2016. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1457>. Acesso em: 22 abr. 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.