A influência do estágio na vida profissional dos egressos do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Sudamérica

  • Valéria Lobo Archete Boya Conselho Federal de Contabilidade - CFC
  • Paula Miranda Ferreira Conselho Federal de Contabilidade

Resumo

O presente artigo teve o objetivo de identificar a influência do estágio na vida profissional dos alunos do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Sudamérica. O estágio é regido pela Lei n.º 11.788/2008 e é um componente curricular do curso de Ciências Contábeis, conforme determina a Resolução CNE/CES n.º 10/2004. É um instrumento que complementa o aprendizado por meio da interação entre a teoria vista ao longo da graduação e a prática vivenciada na empresa. O estágio tem ainda o potencial de inserir o aluno no mercado de trabalho. Foi feita uma pesquisa descritiva a partir do levantamento de dados com egressos ex-estagiários do curso de Ciências Contábeis, por meio de um questionário disponibilizado em meio digital. Os resultados apontam que o estágio contribuiu para a formação profissional dos egressos, dando a eles experiência profissional e desenvolvendo as competências requeridas pelo mercado de trabalho, especialmente a capacidade de trabalhar em equipe.

Biografia do Autor

Valéria Lobo Archete Boya, Conselho Federal de Contabilidade - CFC
É bacharel em Ciências Contábeis pela Unipac de Leopoldina, mestre em Contabilidade pela Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas Econômicas (Fucape), docente do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade Sudamérica de Cataguases e docente do Curso de Administração da Funjobe CataguasesE-mail: valeriaboya@uol.com.br
Paula Miranda Ferreira, Conselho Federal de Contabilidade
É bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade Sudamérica de Cataguases.E-mail: paulamf2@hotmail.com 
Publicado
2016-12-06
Como Citar
ARCHETE BOYA, Valéria Lobo; FERREIRA, Paula Miranda. A influência do estágio na vida profissional dos egressos do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Sudamérica. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 221, p. 66-77, dez. 2016. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1454>. Acesso em: 20 abr. 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.