Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e Imposto Territorial Rural (ITR)

  • Hugo de Brito Machado Segundo Conselho Federal de Contabilidade - CFC
  • Fábio Pallaretti Calcini Conselho Federal de Contabilidade
  • Juraci Mourão Lopes Filho Conselho Federal de Contabilidade

Resumo

ResenhaA “Série Direito Tributário”, organizada por Hugo de Brito Machado Segundo e Fábio Pallaretti Calcini, tem por finalidade publicar trabalhos de renomados autores a respeito de temas da mais alta relevância, preocupando-se em apresentar um conteúdo completo e denso, porém de forma objetiva e prática, e ser uma importante fonte de estudo e consulta para o aperfeiçoamento, atualização e solução das principais discussões existentes em matéria tributária .Este volume trata da tributação do patrimônio imobiliário pelo IPTU e pelo ITR, que guarda uma lógica comum que aproxima bastante o estudo desses dois impostos. Ambos compartilham definições e critérios em suas regras matrizes, como a de propriedade em um sentido amplo, de modo a abarcar não só o direito real de propriedade – da maneira como concebido estritamente no Direito Civil –, mas também a exteriorização dos poderes de dono mediante a posse e o domínio útil que permite a fruição econômica da coisa.Esses dois impostos são, ainda, instrumentos extrafiscais relevantes, um para a ordenação urbana, outro para a política fundiária rural, pelo que disputam o critério espacial entre o urbano e o rural. É em virtude dessa comunhão de vários elementos jurídicos que é necessário e didático estudar IPTU e ITR em uma mesma obra, se não por uma abordagem indistinta, com análise conjugada, mas mediante o estabelecimento de paralelos, já que muitos aspectos utilizados em um afeta, necessariamente, o outro. AplicaçãoObra recomendada para operadores do Direito, Ciências Contábeis e Administração de Empresas, principalmente com atuação na área tributária, com especial atenção para professores, alunos da graduação, pós-graduação e cursinhos, advogados, procuradores, promotores, magistrados, servidores de repartições públicas, candidatos a concursos públicos, auditores-fiscais, contadores, auditores, empresários, entre outros. Editora: Atlas S.ACoordenadores: Hugo de Brito Machado Segundo e Fábio Pallaretti CalciniAutor: Juraci Mourão Lopes FilhoPáginas: 216 
Publicado
2016-07-11
Como Citar
MACHADO SEGUNDO, Hugo de Brito; CALCINI, Fábio Pallaretti; FILHO, Juraci Mourão Lopes. Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e Imposto Territorial Rural (ITR). Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 219, p. 84, jul. 2016. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1403>. Acesso em: 01 out. 2020.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.