Gestão Pública Municipal de Alto Desempenho - Governança e Controladoria Municipal

  • Paulo Roberto Galvão Conselho Federal de Contabilidade - CFC
  • Antônio de Loureiro Gil Conselho Federal de Contabilidade
  • Roberto de Oliveira Júnior Conselho Federal de Contabilidade

Resumo

A gestão pública municipal vive um momento de transformação, impulsionado por diversos fatores, entre eles as mudanças das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público – NBCASP, a cobrança dos órgãos de fiscalização externa (Tribunais de Contas, Ministério Público etc.); as imposições legais (Lei AntiCorrupção, Lei de Acesso à Informação, Lei da Transparência Pública, entre outras); e, acima de tudo, a mudança de comportamento dos cidadãos, cada dia mais conscientes de seus direitos e mais exigentes em relação à qualidade dos gastos públicos.O cenário da gestão pública municipal atual sinaliza a necessidade de um modelo de gestão de alto desempenho, com o aprimoramento via capacitação constante de seus gestores. Fatores como ambiente organizacional, qualidade dos serviços públicos, sustentabilidade municipal, teoria da Agência Pública/Governamental, controle interno e nova contabilidade aplicada ao setor público, etc., compõem o universo da gestão pública municipal de alto desempenho.O alto desempenho na gestão pública é fundamental na busca do equilíbrio entre os interesses da população e do Estado, e o mecanismo a ser utilizado para a busca de tal objetivo é a escolha de um modelo de gestão adequado.Diante disso, na presente obra, foram abordadas ferramentas já conhecidas pela administração pública, principalmente ferramentas que são testadas e aprovadas pela iniciativa privada e que devem ser levadas a efeito na gestão pública. Editora: JuruáAutores: Paulo Roberto Galvão, Antônio de Loureiro Gil e Roberto de Oliveira JúniorPáginas: 140
Publicado
2016-05-10
Como Citar
GALVÃO, Paulo Roberto; GIL, Antônio de Loureiro; JÚNIOR, Roberto de Oliveira. Gestão Pública Municipal de Alto Desempenho - Governança e Controladoria Municipal. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 218, p. 101, maio 2016. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1380>. Acesso em: 19 set. 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.