A motivação dos discentes do curso de Ciências Contábeis em relação à didática no ensino em Ciências Contábeis

  • Leandro Nascimento Rezende Conselho Federal de Contabilidade - CFC
  • Silvio Freitas da Silva Conselho Federal de Contabilidade
  • Donizete Reina Conselho Federal de Contabilidade
  • Diane Rossi Maximiano Reina Conselho Federal de Contabilidade

Resumo

O mercado de trabalho busca reunir profissionais com alto nível de conhecimento e qualidade, e nas Instituições de Ensino Superior isso não é diferente. A maneira como as aulas são ministradas e o conteúdo é ensinado é primordial para a absorção do conhecimento pelos alunos. Assim, a didática dos docentes e a motivação dos alunos são relevantes no processo de ensino-aprendizagem. Desse modo, o presente estudo teve como principal objetivo investigar a percepção entre os métodos didáticos utilizados pelos docentes e a motivação para a aprendizagem dos discentes do curso de Ciências Contábeis de uma instituição pública de ensino de Minas Gerais. Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo, e a coleta dos dados foi realizada utilizando-se de dados primários, mediante a aplicação de questionário, os quais foram tratados de forma qualitativa e quantitativa. A amostra foi composta por 130 discentes dos três últimos períodos do curso no ano de 2014. Os principais resultados apontam que os discentes se sentem “motivados” com o curso de Ciências Contábeis, em que 55,4% disseram sentir-se “muito motivados” ou “motivados”, todavia, 56,2% acham “pouco” ou “nada motivador” os métodos didáticos utilizados pelos professores do curso. Conclui-se, com o estudo, que há uma necessidade premente de atualização dos professores em sua formação acadêmica continuada, com ênfase em curso de didática, de modo a auxiliar o professor a alcançar técnicas de ensino eficazes, buscando, cada vez mais, a motivação e aceitação dos acadêmicos com os métodos didáticos e os recursos instrucionais aplicados em aula.

Biografia do Autor

Leandro Nascimento Rezende, Conselho Federal de Contabilidade - CFC
Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).leandronrezende@hotmail.com
Silvio Freitas da Silva, Conselho Federal de Contabilidade
Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e atua como professor na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.silviofreitas_17@hotmail.com
Donizete Reina, Conselho Federal de Contabilidade
Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e atua como professor na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).donizete.reina@ufes.br 
Diane Rossi Maximiano Reina, Conselho Federal de Contabilidade
Doutoranda em Ciências Contábeis pela FEA/USP e atua como professora na Universidade Federal de Uberlândia (UFU).dianereina@hotmail.com
Publicado
2016-05-10
Como Citar
REZENDE, Leandro Nascimento et al. A motivação dos discentes do curso de Ciências Contábeis em relação à didática no ensino em Ciências Contábeis. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 218, p. 56-69, maio 2016. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1375>. Acesso em: 22 out. 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.