Sped: a percepção dos usuários do Distrito Federal quanto à efetividade da escrituração digital

  • Idaberto José das Neves Júnior Conselho Federal de Contabilidade - CFC
  • Simone Alves Moreira Conselho Federal de Contabilidade
  • Alex Rocha Nunes Conselho Federal de Contabilidade
  • Guilherme Baião da Cunha Conselho Federal de Contabilidade

Resumo

O Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) é um Banco de Dados público destinado ao armazenamento e tratamento de informações econômico-fiscais geradas pela atividade dos agentes econômicos. A partir da adoção do Sped, a empresa passa a fornecer ao Fisco, em meio digital, informações contábeis e fiscais detalhadas acerca de suas atividades empresariais. Nesse contexto, o presente estudo tem o objetivo principal de analisar a percepção de profissionais da contabilidade do Distrito Federal (DF) – usuários do Sped – quanto à efetividade desse sistema diante dos objetivos apresentados pela Receita Federal do Brasil (RFB). Para tanto, obteve-se a participação de 50 profissionais do DF. Os principais resultados desta pesquisa foram: a maioria dos respondentes consegue enxergar no Sistema Público de Escrituração Digital a efetividade na redução dos custos com a racionalização e simplificação das obrigações acessórias; a possibilidade de troca de informações entre os próprios contribuintes a partir de um leiaute padrão; a redução do Custo Brasil; e a redução do tempo desprendido pelo profissional da contabilidade para com as obrigações acessórias.

Biografia do Autor

Idaberto José das Neves Júnior, Conselho Federal de Contabilidade - CFC
Doutorando em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Mestre em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação pela UCB. Graduado em Ciências Contábeis e Tecnologia em Processamento de Dados. Coordenador do Curso de Ciências Contábeis da UCB. Gerente de Divisão da Diretoria de Controladoria do Banco do Brasil.jneves@ucb.br.
Simone Alves Moreira, Conselho Federal de Contabilidade
Especialista em Auditoria e Perícia. Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Assistente de Negócios do Banco do Brasil.simoneucb@gmail.com.
Alex Rocha Nunes, Conselho Federal de Contabilidade
Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Católica de Brasília (UCB).alex.nunes@catolica.edu.br.
Guilherme Baião da Cunha, Conselho Federal de Contabilidade
Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Católica de Brasília (UCB).guilherme.baioa19@gmail.com
Publicado
2016-05-10
Como Citar
JÚNIOR, Idaberto José das Neves et al. Sped: a percepção dos usuários do Distrito Federal quanto à efetividade da escrituração digital. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 218, p. 24-37, maio 2016. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1373>. Acesso em: 19 abr. 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.