Resíduos Sólidos Urbano - Perspectivas de Gestão Intermunicipal em Regiões Metropolitanas

  • Paulo Nascimento Neto Conselho Federal de Contabilidade - CFC

Resumo

À luz da Lei dos Consórcios Públicos e da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei n.º 11.107/2005), novas perspectivas para a gestão adequada dos resíduos foram criadas. A crescente adoção dos consórcios públicos delineia um cenário positivo de melhoria do panorama brasileiro, especialmente nas regiões metropolitanas. Nesses territórios, a cooperação intermunicipal propicia o aumento da eficácia na prestação dos serviços de limpeza urbana, a diluição dos custos entre os municípios integrantes, bem como uma gestão integrada dos desafios socioambientais envolvidos.Nesse contexto, este livro tem por objetivo discutir os entraves à plena efetivação desses arranjos intermunicípios, contribuindo com indicadores de análise, reflexões e a avaliação de experiências implantadas em âmbito nacional. Resultado de um profundo estudo em diversas regiões metropolitanas brasileiras, a obra vem preencher uma lacuna na literatura científica nacional, discutindo os desafios e oportunidades da cooperação intermunicipal para a gestão de resíduos sólidos frente ao novo cenário jurídico e institucional brasileiro.Esta obra é recomendada para estudantes e pesquisadores vinculados às áreas de Saneamento Ambiental, Gestão de Resíduos Sólidos e Gestão Metropolitana, bem como para gestores públicos e consultores técnicos envolvidos com a gestão de resíduos sólidos urbanos nos órgãos correlatos de âmbito municipal, metropolitano e estadual. Leitura complementar para as disciplinas de cursos que abarcam o tema ambiental, como Gestão de Resíduos Sólidos, Engenharia Ambiental, Gestão Pública, Gestão Ambiental e outros correlatos. Editora: Atlas S.A.Autor: Paulo Nascimento NetoPáginas: 224  
Publicado
2016-02-17
Como Citar
NETO, Paulo Nascimento. Resíduos Sólidos Urbano - Perspectivas de Gestão Intermunicipal em Regiões Metropolitanas. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 217, p. 92, fev. 2016. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1359>. Acesso em: 22 out. 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.