Estudo de Caso - Ensino do Lucro Arbitrado

  • Mauro Fernando Gallo Conselho Federal de Contabilidade - CFC

Resumo

Todos os profissionais da contabilidade sabem que a cada dia que passa torna-se mais importante gerenciar muito bem os tributos nas empresas, em função da alta carga tributária que não pesa somente sobre elas, mas pode, até mesmo, comprometer a viabilidade da instituição.O objetivo deste estudo de caso é compartilhar a experiência prática com os profissionais que atuam tanto na área contábil e sua gestão, quanto na área do ensino da Contabilidade.O problema que se apresenta é o pouco conhecimento de um grande número de profissionais que atuam na área contábil ou de gestão tributária das empresas a respeito da tributação do Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ) pela sistemática do lucro arbitrado.

##submission.authorBiography##

Mauro Fernando Gallo, Conselho Federal de Contabilidade - CFC
É graduado em Ciências Econômicas pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap); mestre em Controladoria e Contabilidade Estratégica pela Fecap; doutor em Ciências Contábeis pela FEA/USP; coordenador da Comissão de Desenvolvimento Científico do CRCSP. É pesquisador na área de Contabilidade Tributária e Gestão e Planejamento Tributário e atua como professor no curso de MBA em Direito e Contabilidade do Instituto de Pós-Graduação (Ipog). É autor de livros na área de Contabilidade e Gestão de Tributos, bem como de diversos artigos científicos na área publicados no Brasil e no exterior.
Publicado
2016-02-17
Como Citar
GALLO, Mauro Fernando. Estudo de Caso - Ensino do Lucro Arbitrado. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 217, p. 82-87, fev. 2016. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1354>. Acesso em: 16 fev. 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.