Pesquisas de cunho pedagógico na Revista Brasileira de Contabilidade no período de 2004 a 2013

  • Waggnoor Macieira Kettle Conselho Federal de Contabilidade - CFC
  • Luciano Aparecido dos Santos Conselho Federal de Contabilidade
  • José Carlos Marion Conselho Federal de Contabilidade

Resumo

O objetivo deste artigo é evidenciar as pesquisas de natureza pedagógica na Revista Brasileira de Contabilidade (RBC), no período de 2004 a 2013. O início desse período foi marcado pela reformulação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do curso de Ciências Contábeis e, portanto, infere-se que, nesse período, houve um despertar para novos aspectos da educação contábil fundamentados nas novas DCNs. As publicações são categorizadas a partir do interesse dos pesquisadores por temáticas educacionais, como, por exemplo, avaliação/qualidade, formação profissional, metodologia, as quais poderão contribuir no sentido de prover aos pesquisadores uma tendência daquilo que se investiga no campo da educação contábil, bem como para a conscientização no tocante à formação continuada. O estudo, a partir de um levantamento documental, é de natureza descritiva e analítica, e adota uma abordagem quanti-qualitativa. Destacam-se os temas voltados para a avaliação e a qualidade no ensino (22%) e formação profissional (22%), o que aponta para a tendência de interesse e preocupação com o ensino da Contabilidade e antevê boas perspectivas quanto à aproximação do campo educacional no que tange ao processo de reflexão da prática docente.  

Biografia do Autor

Waggnoor Macieira Kettle, Conselho Federal de Contabilidade - CFC
Graduado em Ciências Contábeis pela Fundação Visconde de Cairu, é especialista em Controladoria, Auditoria e Contabilidade. É mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (SP) e doutorando em Educação pela Unimep de Piracicaba (SP). Atua como coordenador e professor do curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Adventista de São Paulo (EC).
Luciano Aparecido dos Santos, Conselho Federal de Contabilidade
Possui graduação em Ciências Contábeis pelo Instituto Superior de Ciências Aplicadas (Isca), pós-graduação – MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e mestrado em Ciências Contábeis e Atuariais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). 
José Carlos Marion, Conselho Federal de Contabilidade
É professor associado no mestrado em Contabilidade na PUC/SP e contador. Participa da Comissão de Desenvolvimento Científico do CRCSP. É doutor e livre docente em Contabilidade pela FEA/USP e pesquisador na área de Metodologia de Ensino na Contabilidade.
Publicado
2016-02-17
Como Citar
KETTLE, Waggnoor Macieira; SANTOS, Luciano Aparecido dos; MARION, José Carlos. Pesquisas de cunho pedagógico na Revista Brasileira de Contabilidade no período de 2004 a 2013. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 217, p. 72-81, fev. 2016. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1353>. Acesso em: 16 fev. 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.