Estudo de Caso - Aplicação do teste de Recuperabilidade e da Depreciação em uma instituição do setor público

  • Mariomar de Sales Lima Conselho Federal de Contabilidade
  • Silvia Elaine Moreira Conselho Federal de Contabilidade
  • Mariana Uchôa de Souza Schwerdt Conselho Federal de Contabilidade

Resumo

O trabalho apresenta um caso concreto de aplicação do teste de Recuperabilidade (Impairment) e da Depreciação em uma instituição pública federal de ensino superior que está buscando se adequar às novas regras do processo de convergência às normas contábeis no setor público. A partir do estabelecimento de critérios e da definição de taxas e valores contábeis baseados na teoria contábil e nas Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBCASPs), efetuaram-se a concepção e a propositura de um modelo de formulário a ser preenchido com os dados contábeis e patrimoniais do Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi). Nele, demonstram-se os valores reais do custo de aquisição dos bens, seguidos de seus respectivos valores de depreciações acumuladas a serem apropriados mês a mês. Em adição, formulou-se um segundo modelo, destinado à aplicação da depreciação, o qual se fundamenta nas NBC T SPs n.º 16.9 e 16.10 e visa a auxiliar os gestores na verificação da situação real do patrimônio dos entes públicos.

Biografia do Autor

Mariomar de Sales Lima, Conselho Federal de Contabilidade
Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); mestra em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); especialista em Ciências Contábeis pela Fundação Getúlio Vargas (FGV); e graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Atua como professora do curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Estudos Sociais da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
Silvia Elaine Moreira, Conselho Federal de Contabilidade
Mestra em Contabilidade e Controladoria e professora do curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Estudos Sociais da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
Mariana Uchôa de Souza Schwerdt, Conselho Federal de Contabilidade
Graduanda do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). 
Publicado
2016-02-17
Como Citar
LIMA, Mariomar de Sales; MOREIRA, Silvia Elaine; SCHWERDT, Mariana Uchôa de Souza. Estudo de Caso - Aplicação do teste de Recuperabilidade e da Depreciação em uma instituição do setor público. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 217, p. 50-57, fev. 2016. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1350>. Acesso em: 16 jun. 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.