O profissional da contabilidade do Município de Araras (SP)

  • Camila Colombari Luizon Conselho Federal de Contabilidade - CFC
  • Leandro do Nascimento Crispim de Jesus Conselho Federal de Contabilidade
  • Ivan Carlin Passos Conselho Federal de Contabilidade
  • Juliana Sampaio Mori Conselho Federal de Contabilidade

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo traçar um perfil socioeconômico e acadêmico do profissional da contabilidade do Município de Araras (SP) e seu grau de satisfação com a profissão. Para a execução do estudo, foi realizada uma coleta de dados por meio de aplicação de questionários, utilizando como referência a pesquisa sobre o perfil do contador em âmbito nacional, realizada pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC, 2009). A amostra incluiu os contadores atuantes nos escritórios de contabilidade do Município de Araras (SP) e na docência de uma instituição de ensino superior do mesmo município. Os resultados mostraram que a maioria dos respondentes é do sexo masculino, com idade entre 31 a 50 anos, com rendimento acima de R$5.500,00 mensais, sendo que apenas 30,77% possuem uma especialização na área. Entre os principais motivos pelos quais escolheram a Contabilidade, destacam-se a identificação com a profissão contábil, contato com a área no primeiro emprego e influência familiar. Vale destacar que a grande maioria dos profissionais da amostra (92,31%) está satisfeita com a profissão (nível de satisfação ótima/boa). Em relação aos principais instrumentos de atualização, destacam-se a internet e participações em eventos por meio de órgãos da classe (CFC, CRCs, por exemplo). Comparando com pesquisas anteriormente citadas no referencial teórico, existe, aparentemente, uma falta de preocupação no desenvolvimento de habilidades técnicas e não técnicas demandadas pelo mercado, devido à pequena busca por cursos de atualização e especialização. Porém sugere-se que futuras pesquisas investiguem mais sobre essa primeira percepção. Os entrevistados destacam ainda que os principais obstáculos no exercício de sua profissão são as constantes mudanças na legislação, a falta de valorização profissional e a falta de união da classe, resultados semelhantes aos obtidos pelo estudo do CFC, em 2009.

Biografia do Autor

Camila Colombari Luizon, Conselho Federal de Contabilidade - CFC
Graduanda em Ciências Contábeis pela FHO-Uniararas.
Leandro do Nascimento Crispim de Jesus, Conselho Federal de Contabilidade
Graduando em Ciências Contábeis pela FHO-Uniararas.
Ivan Carlin Passos, Conselho Federal de Contabilidade
Doutor em Controladoria e Contabilidade pela FEA-USP e professor da FHO-Uniararas. 
Juliana Sampaio Mori, Conselho Federal de Contabilidade
Mestre em Economia Aplicada pela Universidade de São Paulo (ESALQ/USP) e professora da FHO-Uniararas.  
Publicado
2016-02-17
Como Citar
LUIZON, Camila Colombari et al. O profissional da contabilidade do Município de Araras (SP). Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 217, p. 20-35, fev. 2016. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1348>. Acesso em: 22 out. 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.