10 anos do CPC: fatos e números que marcam essa história

  • Maristela Girotto Conselho Federal de Contabilidade - CFC

Resumo

O Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) foi criado em 2005, pela Resolução do Conselho Federal de Contabilidade n.º 1.055, com a finalidade de estudar, preparar e emitir pronunciamentos técnicos com base nas normas contábeis internacionais (IFRS, na sigla em inglês), centralizando e uniformizando o processo de convergência aos padrões emitidos pelo International Accounting Standards Board (Iasb). Ao completar dez anos de criação, o CPC cumpre o seu objetivo com um modelo vigoroso, que envolve seis entidades: Associação Brasileira das Companhias Abertas (Abrasca), Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (Apimec), BM&FBOVESPA, Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi) e Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon).

##submission.authorBiography##

Maristela Girotto, Conselho Federal de Contabilidade - CFC
Jornalista
Publicado
2016-02-17
Como Citar
GIROTTO, Maristela. 10 anos do CPC: fatos e números que marcam essa história. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 217, p. 12-19, fev. 2016. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1347>. Acesso em: 17 jul. 2019.

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/app/rbcv3/plugins/generic/recommendByAuthor/RecommendByAuthorPlugin.inc.php on line 114

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.