Balanço contábil dos recursos hídricos: um estudo de caso da região de Alagoinhas (BA) - Responsabilidade Social e Contabilidade Socioambiental

  • Jozenei Silva Pereira Conselho Federal de Contabilidade - CFC
  • José Roberto Kassai Conselho Federal de Contabilidade
  • Priscilla Motta Oliveira Ramos Conselho Federal de Contabilidade

Resumo

Este trabalho tem por objetivo evidenciar a gravidade da questão hídrica, mencionada no documento final da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (RIO+20). Esta pesquisa é de natureza empírica e exploratória. Para este fim, adaptou-se o método contábil proposto por Kassai et al. (2012), como segue: o ativo ambiental hídrico (AAH) é apurado com base no produto interno bruto da região, ajustado pela  depreciação hídrica calculada com base no consumo médio de água recomendado pela ONU; o patrimônio líquido ambiental hídrico (PLAH) é apurado pelo saldo residual das reservas hídricas estimadas, diminuído do consumo estimado até 2050 e precificado pelo pagamento de serviço ambiental definido pela Lei Federal n.° 9433/1997; e o passivo ambiental hídrico (PAH) é apurado por equivalência contábil por meio da equação fundamental da contabilidade. Esta metodologia foi aplicada, tendo como estudo de caso a região de Alagoinhas (BA)– uma área privilegiada em seus recursos hídricos –, e os resultados confirmaram o seu superávit ambiental hídrico, equivalente a US$3,17 per capita de seu patrimônio líquido ambiental hídrico. Este estudo justifica-se pela importância de como as nações irão cuidar de seus recursos hídricos nas próximas décadas. Essa pesquisa permite evidenciar a situação superavitária da Bahia e do Brasil.

Biografia do Autor

Jozenei Silva Pereira, Conselho Federal de Contabilidade - CFC
Possui graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade Santíssimo Sacramento, Alagoinhas (BA), MBA em Perícia, Auditoria e Análise Ambiental pela Universidade Cândido Mendes (Unicam). Atualmente é professor substituto do curso de Ciências Contábeis na Universidade Federal de Sergipe (UFS) e do curso de Ciências Contábeis na Faculdade Maria Milza (Governador Mangabeira - BA). É técnico em contabilidade da Prefeitura Municipal de Alagoinhas (BA) e pesquisador em Contabilidade Aplicada ao Meio Ambiente com ênfase em Recursos Hídrico.
José Roberto Kassai, Conselho Federal de Contabilidade
Coordenador do Núcleo de Estudos em Contabilidade e Meio Ambiente (Necma/USP), professor da FEA/USP, doutor e mestre em Controladoria e Contabilidade, com especializações realizadas na Bélgica e no Japão, graduado em Ciências Contábeis, pós-graduado em Administração Financeira e em Direito Tributário. Autor e co-autor de vários livros, como, por exemplo, Retorno de Investimento, Cálculos para Negócios, Compêndio Indicadores de Sustentabilidade das Nações, Environmental Equity of Nations: Reflection on the Scenario of Climate Change e Contabilidade Gerencial e Sustentabilidade. É membro do Necma/USP e da Superintendência de Gestão Ambiental da Universidade de São Paulo. 
Priscilla Motta Oliveira Ramos, Conselho Federal de Contabilidade
Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Feira de Santana, especialização em Controladoria e Finanças pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC),  é aluna do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente da Faculdade Maria Milza. É professora da Faculdade Santíssimo Sacramento, onde ministra as disciplinas Contabilidade Geral II, Contabilidade Intermediária no curso de Ciências Contábeis, é coordenadora e professora da Faculdade Maria Milza do curso de Ciências Contábeis, onde ministra a disciplina Contabilidade Básica II. Atua como gerente de automação comercial - Ontrack Computadores. 
Publicado
2015-12-23
Como Citar
PEREIRA, Jozenei Silva; KASSAI, José Roberto; RAMOS, Priscilla Motta Oliveira. Balanço contábil dos recursos hídricos: um estudo de caso da região de Alagoinhas (BA) - Responsabilidade Social e Contabilidade Socioambiental. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 216, p. 26-39, dez. 2015. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1339>. Acesso em: 16 fev. 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.