Pesquisa Qualitativa em Administração: Fundamentos, métodos e usos no Brasil

  • Adriana Roselli Conselho Federal de Contabilidade - CFC
  • W”unsch Takahashi Conselho Federal de Contabilidade

Resumo

Este livro é um convite a uma reflexão mais ampla sobre a pesquisa qualitativa na área de Administração. Enquanto coletânea, não se reduz a um agrupamento de textos, mas representa a expressão do esforço de um grupo de estudiosos sobre o tema, tanto no sentido de articulação e debates quanto no sentido de concepção e pesquisa. O objetivo maior dos autores foi propiciar fundamentação para discutir a pesquisa qualitativa e os métodos utilizados, mostrar a aderência desses métodos nas pesquisas brasileiras e provocar uma reflexão sobre a ética do pesquisador e a pertinência da própria denominação da pesquisa qualitativa. Pretendeu-se fornecer um conjunto de textos alinhados e integrados que possam servir a este fim.O livro está estruturado em três partes. A Parte I compõe-se de quatro capítulos, que, juntos, refletem os conhecimentos e reflexões de autores brasileiros, uma expressão da academia nacional. A Parte II trata dos métodos utilizados, como: Fenomenologia, Etnografia, Etnometodologia, Grounded Theory, Pesquisa-ação, Pesquisa Histórica e Estudo de Caso. Cada um desses capítulos está organizado em três eixos, sendo: a) aspectos conceituais e de aplicação; b) resultados de uma pesquisa bibliométrica sobre o uso do método no Brasil no período de 2001-2010; e c) um texto com recomendações e sugestões para o uso dos métodos, construído com base em entrevistas realizadas com pesquisadores experientes.A Parte III é composta por dois capítulos, cujo objetivo é gerar reflexões e contrapontos. O primeiro trata da ética na pesquisa qualitativa e o segundo texto versa sobre a própria essência da abordagem qualitativa, pois academia é constante questionamento, e pesquisa é academia.O livro é destinado a pesquisadores de institutos de pesquisa e a todos aqueles que estudam e utilizam  abordagens qualitativas em pesquisas, pois apresenta teoria e passos que possam auxiliar no uso dos métodos. Além de aspectos práticos, visa fornecer um suporte para o conhecimento e desenvolvimento de pesquisa, sendo útil para alunos de graduação e pós-graduação, docentes e pesquisadores na área de metodologia qualitativa. Funciona como leitura complementar para a disciplina Metodologia da Pesquisa e correlatas dos cursos de Ciências Sociais Aplicadas. Editora: Atlas S.AOrganizadores: Adriana RoselliW”unsch TakahashiAutores: Adriana Roselli W”unsch TakahashiAldin FreitasAndréa Torres Barros Batinga de MendonçaArilda Schmidt GodoyAurea Cristina Magalhães NiadaCarlos Osmar BerteroCristiano de Oliveira MacielDiego Maganhotto CoraiolaElder SemprebomEloy Eros da Silva NogueiraJanaína Seguin FranzolinJoão Marcelo CrubellateJosué Alexandre SanderLuciano MinghiniMaira de Cássia PetrinoMariane Lemos LourençoMarlei PozzebonNicole MaccaliPaulo Otávio Mussi AugustoPedro Lincoln Carneiro Leão de MattosRafael Borim-de-SouzaRoberto Luiz Custódio RemonatoSergio BulgacovThiago Cavalcante NascimentoYara Lúcia Mazziotti BulgacovZandra BalbinotPáginas: 392
Publicado
2015-12-21
Como Citar
ROSELLI, Adriana; TAKAHASHI, W”unsch. Pesquisa Qualitativa em Administração: Fundamentos, métodos e usos no Brasil. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 216, p. 91, dez. 2015. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1337>. Acesso em: 16 jun. 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.