Um estudo quanto à aplicação da contabilidade ambiental para a evidenciação da sustentabilidade empresarial

  • Simone Ely Conselho Federal de Contabilidade - CFC
  • Mario Alex Pedersen Conselho Federal de Contabilidade

Resumo

Este estudo teve como objetivo demonstrar a aplicação da contabilidade ambiental para a evidenciação da sustentabilidade empresarial. Foi realizada uma pesquisa de natureza descritiva, evidenciando-se um estudo bibliográfico e documental. Os dados utilizados baseiam-se em informações disponibilizadas nos sites de cinco companhias de energia situadas na região Sul do Brasil, entre eles: relatórios gerenciais, demonstrações contábeis e relatórios socioambientais. A análise dos resultados caracterizou-se como qualitativa. Verificou-se que as companhias estudadas mostraram interesse e realizaram medidas para a adaptação de seus relatórios socioambientais, porém poderiam ter maior clareza e eficiência em suas demonstrações de natureza ambiental, visto que as demonstrações ambientais, apesar de não obrigatórias, são elaboradas por profissionais voltados para a contabilidade ambiental. Concluiu-se que a adoção de demonstrativos ambientais que segreguem eventos contábeis relacionados ao meio ambiente poderá ser um passo importante para a consolidação de um novo período histórico que está se manifestando já há algumas décadas. Em decorrência do novo cenário mundial, a visão dos usuários internos e externos está voltada para a sustentabilidade empresarial.

Biografia do Autor

Simone Ely, Conselho Federal de Contabilidade - CFC
Contadora, bacharel em Ciências Contábeis (Fadergs) e estudante de pós-graduação em Controladoria (Fadergs). 
Mario Alex Pedersen, Conselho Federal de Contabilidade
Contador, docente nos cursos de graduação em Ciências Contábeis e Técnico em Contabilidade e mestre em Ciências Contábeis pela Unisinos (RS).
Publicado
2015-12-21
Como Citar
ELY, Simone; PEDERSEN, Mario Alex. Um estudo quanto à aplicação da contabilidade ambiental para a evidenciação da sustentabilidade empresarial. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 216, p. 64-79, dez. 2015. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1334>. Acesso em: 22 out. 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.