A atuação do Conselho Regional de Contabilidade em relação ao comportamento ético dos profissionais da área contábil

  • Ana Carolina Vasconcelos Colares Conselho Federal de Contabilidade - CFC
  • Camila Grazielle Leite de Freitas Conselho Federal de Contabilidade
  • Cássia de Oliveira Ferreira Conselho Federal de Contabilidade

Resumo

Este artigo visa apresentar as principais ocorrências que podem ser observadas na atuação do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRCMG) em relação ao comportamento ético no exercício profissional da contabilidade. A pesquisa se caracteriza como descritiva e como pesquisa de campo. É também caracterizada como pesquisa qualitativa, tendo em vista a aplicação de questionário e entrevista aos profissionais do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais, e quantitativa, visto que por meio da coleta dos dados foi realizado o tratamento de dados numéricos quanto às principais ocorrências observadas pelo CRCMG. Por meio da análise dos dados, verificou-se que o CRCMG tem uma função fiscalizadora bem atuante no que tange às atividades desenvolvidas pelos profissionais da contabilidade. Observou-se ainda a expansão dos locais de fiscalizações, o número de profissionais e organizações fiscalizadas, nas quais se observou que as autuações por atos indisciplinares aplicadas ocorrem com frequência. Verificou-se, ainda, que os profissionais da contabilidade e as organizações têm regularizado sua situação perante o CRCMG, evidenciando-se assim a eficiência da fiscalização do Conselho, com exceção dos anos de 2012 e 2013.

Biografia do Autor

Ana Carolina Vasconcelos Colares, Conselho Federal de Contabilidade - CFC
Mestre em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, é professora assistente do Departamento de Ciências Contábeis da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e coordenadora de pesquisa do curso de Ciências Contábeis. Possui mestrado em Ciências Contábeis (Universidade Federal de Minas Gerais), especialização em Gestão Ambiental (Instituto A Vez do Mestre) e graduação em Ciências Contábeis (Universidade Federal do Ceará). Atua, profissionalmente, em auditoria, consultoria e pesquisas nas áreas de auditoria, Contabilidade Gerencial, Gestão Ambiental e Contabilidade Societária.
Camila Grazielle Leite de Freitas, Conselho Federal de Contabilidade
Bacharel em Ciências Contábeis com ênfase em Controladoria pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Possui experiência de 5 anos na área de contabilidade e atua como assistente contábil na empresa Prosegur Brasil S/A.
Cássia de Oliveira Ferreira, Conselho Federal de Contabilidade
Pós-graduanda em Gestão Estratégica em Finanças Empresariais pela Universidade Federal de Minas Gerais, é gerente de Controladoria na empresa Sava Móveis e graduada em Ciências Contábeis com ênfase em Controladoria (PUC Minas ). Atua com pesquisas nas áreas de Contabilidade Gerencial, Finanças e Análise Financeira de Hospitais Filantrópicos.
Publicado
2015-12-21
Como Citar
COLARES, Ana Carolina Vasconcelos; FREITAS, Camila Grazielle Leite de; FERREIRA, Cássia de Oliveira. A atuação do Conselho Regional de Contabilidade em relação ao comportamento ético dos profissionais da área contábil. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 216, p. 40-53, dez. 2015. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1332>. Acesso em: 17 jul. 2019.

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/app/rbcv3/plugins/generic/recommendByAuthor/RecommendByAuthorPlugin.inc.php on line 114

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.