A reforma da contabilidade governamental brasileira: análise da percepção dos profissionais da contabilidade da região do Corede Serra (RS)

  • Tagiane Graciel Fiorentin Tres Conselho Federal de Contabilidade - CFC
  • Aline Rissardo Conselho Federal de Contabilidade

Resumo

A globalização gerou a necessidade da comparabilidade das informações contábeis entre os países, possibilitando às diversas entidades mundiais interessadas conhecer e comparar a situação patrimonial e fiscal dos organismos públicos e privados. Para que isso fosse possível, iniciou-se um movimento dos diversos segmentos ligados à Ciência Contábil, denominado processo de convergência aos padrões internacionais de contabilidade, incluindo-se a contabilidade governamental.  No Brasil, as novas Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBCASP), decorrentes desse processo, deverão ser plenamente adotadas a partir de 2014.  Este estudo aborda o entendimento dos profissionais da contabilidade do Corede Serra (RS) sobre as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, emitidas com a finalidade de convergir a contabilidade governamental brasileira às normas internacionais. O objetivo consiste em avaliar a percepção desses profissionais quanto às dificuldades e relevâncias identificadas no decorrer do processo de convergência. Quanto à metodologia, esta pesquisa tem objetivos descritivos, com abordagem qualitativa e quantitativa, delineada na forma de pesquisa bibliográfica e de levantamento, abrangendo 31 municípios. A coleta de dados foi feita por meio de questionário, formatado em três blocos de questões fechadas, moldados de acordo com a escala de Likert e enviados aos profissionais da contabilidade durante o mês de maio de 2013, através do Google Docs. O estudo demonstrou que a integração dos sistemas informatizados é um dos maiores entraves, aliada às dificuldades atreladas ao levantamento patrimonial. Aspectos como implantação do subsistema de custos, demonstração dos fluxos de caixa e participação do controle interno são considerados de grande relevância pelos profissionais da contabilidade no processo de convergência. 

Biografia do Autor

Tagiane Graciel Fiorentin Tres, Conselho Federal de Contabilidade - CFC
Contadora, graduada pela Universidade de Passo Fundo, é especialista em Contabilidade Pública pela Unijui (RS) e em Controladoria e Gestão Tributária pela UPF (RS). Atua como professora na Universidade de Passo Fundo (RS). 
Aline Rissardo, Conselho Federal de Contabilidade
Contadora, graduada pela Universidade de Passo Fundo (RS).
Publicado
2015-12-21
Como Citar
TRES, Tagiane Graciel Fiorentin; RISSARDO, Aline. A reforma da contabilidade governamental brasileira: análise da percepção dos profissionais da contabilidade da região do Corede Serra (RS). Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 216, p. 12-25, dez. 2015. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1329>. Acesso em: 16 fev. 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.