A reforma da contabilidade governamental brasileira: análise da percepção dos profissionais da contabilidade da região do Corede Serra (RS)
Resumo
A globalização gerou a necessidade da comparabilidade das informações contábeis entre os países, possibilitando às diversas entidades mundiais interessadas conhecer e comparar a situação patrimonial e fiscal dos organismos públicos e privados. Para que isso fosse possível, iniciou-se um movimento dos diversos segmentos ligados à Ciência Contábil, denominado processo de convergência aos padrões internacionais de contabilidade, incluindo-se a contabilidade governamental. No Brasil, as novas Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBCASP), decorrentes desse processo, deverão ser plenamente adotadas a partir de 2014. Este estudo aborda o entendimento dos profissionais da contabilidade do Corede Serra (RS) sobre as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, emitidas com a finalidade de convergir a contabilidade governamental brasileira às normas internacionais. O objetivo consiste em avaliar a percepção desses profissionais quanto às dificuldades e relevâncias identificadas no decorrer do processo de convergência. Quanto à metodologia, esta pesquisa tem objetivos descritivos, com abordagem qualitativa e quantitativa, delineada na forma de pesquisa bibliográfica e de levantamento, abrangendo 31 municípios. A coleta de dados foi feita por meio de questionário, formatado em três blocos de questões fechadas, moldados de acordo com a escala de Likert e enviados aos profissionais da contabilidade durante o mês de maio de 2013, através do Google Docs. O estudo demonstrou que a integração dos sistemas informatizados é um dos maiores entraves, aliada às dificuldades atreladas ao levantamento patrimonial. Aspectos como implantação do subsistema de custos, demonstração dos fluxos de caixa e participação do controle interno são considerados de grande relevância pelos profissionais da contabilidade no processo de convergência.
Publicado
2015-12-21
Como Citar
TRES, Tagiane Graciel Fiorentin; RISSARDO, Aline.
A reforma da contabilidade governamental brasileira: análise da percepção dos profissionais da contabilidade da região do Corede Serra (RS).
Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 216, p. 12-25, dez. 2015.
ISSN 2526-8414.
Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1329>. Acesso em: 16 fev. 2019.
Seção
Artigos
A submissão de texto autoriza sua publicação e implica compromisso de que o mesmo material não esteja sendo submetido a outro periódico. O original é considerado definitivo. A revista não paga direitos autoral aos autores dos textos publicados. O detentor dos direitos autorais da revista é o Conselho Federal de Contabilidade - CFC.