O impacto das restrições para registro dos ativos intangíveis na diferença entre o valor de mercado e o valor contábil

  • Walther Bottaro Castro Conselho Federal de Contabilidade - CFC

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo estudar o impacto dos ativos intangíveis (AIs) na diferença entre o valor de mercado e o valor contábil de uma empresa do setor alimentício após uma combinação de negócios. Para tal, foi calculado o Grau de Intangibilidade (GI) da empresa, antes e depois do ajuste dos AIs, cujo registro no curso natural seria proibido pelas normas vigentes. O Grau de Intangibilidade aponta que, na visão do mercado, a empresa vale mais de 14 vezes o seu valor contábil.  Quando considerado o valor divulgado dos ativos intangíveis gerados internamente, o novo GI foi reduzido em mais de 12 vezes, para 1,83, demonstrando que a ausência dos AIs identificáveis gerados internamente impacta, de forma substancial, na diferença entre o valor contábil e o valor de mercado da empresa. Como resultado desta pesquisa, conclui-se que os registros dos AIs identificáveis trariam maior uniformidade aos números das demonstrações financeiras em relação à percepção e à avaliação do mercado de maneira geral. Dada a relevância dos ativos intangíveis, espera-se que no futuro o seu registro seja permitido, ou que, ao menos, seja obrigatória a divulgação do valor justo dos ativos intangíveis gerados internamente, tais como marcas e patentes.  Os resultados obtidos direcionam para a reflexão da necessidade de a contabilidade aplicar esforços para registrar os ativos intangíveis, revisando, se necessário, as normas e padrões atuais.

##submission.authorBiography##

Walther Bottaro Castro, Conselho Federal de Contabilidade - CFC
Empreendedor, consultor e auditor, com passagem em grandes empresas do setor. É mestre em Administração, com ênfase em Finanças, e graduado em Ciências Contábeis, ambos pela Fecap. É professor de Auditoria, Administração e Contabilidade nos cursos de graduação da Faculdade Campos Elíseos e coordenador acadêmico nesta mesma instituição. Atua também como professor nos cursos de pós-graduação em IFRS na Fecap e na Trevisan.
Publicado
2015-11-10
Como Citar
CASTRO, Walther Bottaro. O impacto das restrições para registro dos ativos intangíveis na diferença entre o valor de mercado e o valor contábil. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 215, p. 68-81, nov. 2015. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1311>. Acesso em: 07 dez. 2021.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.