A mensuração de marcas como ferramenta gerencial: um estudo de caso com o método Scorecard da marca

  • Wagner da Costa Godoi Conselho Federal de Contabilidade - CFC
  • Alex Adan Marques dos da Cruz Conselho Federal de Contabilidade

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar o uso das informações extraídas da mensuração do valor de uma marca e verificar sua aplicabilidade como gerador de informações que apoiem a gestão empresarial, sendo utilizado, em um estudo de caso, o método denominado Scorecard da marca. O artigo apresenta alguns dos principais conceitos existentes, na literatura internacional e nacional, para os ativos intangíveis e para as marcas, suas características e contribuições gerenciais. Apresenta, ainda, algumas das normas e legislações existentes no Brasil que atuam sobre esses ativos. O estudo de caso elaborado aponta que os indicadores obtidos, por meio do Scorecard da marca, conseguem detectar importantes aspectos da empresa, e a correta interpretação destes dados pode auxiliar os gestores a impulsionar a força da marca com o correto entendimento dos fatores que impactam custos, receitas e marketing, sendo estas as três perspectivas de análise do método utilizado. 

Biografia do Autor

Wagner da Costa Godoi, Conselho Federal de Contabilidade - CFC
Contador e consultor com mais de 15 anos de experiência em contabilidade, é especialista em Engenharia de Produção pela Unesp e professor nos cursos de Administração de Empresas e Ciências Contábeis na Faculdade de Administração, Ciências Econômicas e Contábeis de Guaratinguetá (Faceag) Faculdades de Guaratinguetá (Guaratinguetá-SP) e no Centro Universitário Salesiano – Unisal (Lorena-SP).
Alex Adan Marques dos da Cruz, Conselho Federal de Contabilidade
Graduando em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB – campus IV – Litoral Norte), atua como voluntário nos projetos: “Pregão eletrônico: uma modalidade de licitação transparente e eficiente” e “Projeto observatório UFPB de controle social do litoral norte”.
Publicado
2015-11-10
Como Citar
GODOI, Wagner da Costa; DA CRUZ, Alex Adan Marques dos. A mensuração de marcas como ferramenta gerencial: um estudo de caso com o método Scorecard da marca. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 215, p. 44-53, nov. 2015. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1309>. Acesso em: 07 dez. 2021.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.