Impacto do CPC 04 nos investimentos em pesquisa e desenvolvimento das empresas do setor elétrico listadas na BM&FBOVESPA

  • Luiz Carlos Hombre Dias Conselho Federal de Contabilidade - CFC
  • Donizete Reina Conselho Federal de Contabilidade
  • Silvio Freitas da Silva Conselho Federal de Contabilidade
  • Diane Rossi Maximiano Reina Conselho Federal de Contabilidade

Resumo

Em 2010, ocorreu a implantação do CPC 04, que atribuiu um tratamento específico aos ativos intangíveis, com novas diretrizes para os investimentos em pesquisa e desenvolvimento. O objetivo deste trabalho foi verificar os impactos na contabilização dos investimentos em pesquisa e desenvolvimento das empresas do setor energético brasileiro, analisando o antes e o depois da vigência do CPC 04. Adicionalmente, verificou-se que houve um acréscimo informacional sobre esses investimentos. O período analisado foram os anos de 2007 a 2012. Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva e explicativa que utilizou como amostra/população as empresas do setor de energia elétrica com ações negociadas na BM&FBOVESPA inseridas no nível Novo Mercado de governança corporativa no ano de 2012. Foi possível notar uma melhora na divulgação das demonstrações contábeis a partir de 2010, após a aplicação dos CPCs e das normas internacionais de contabilidade. Entretanto, nem todas as empresas apresentaram as demonstrações financeiras de acordo com as exigências da Aneel. Todavia, em relação aos investimentos em P&D das empresas, com exceção da Eneva, identificou-se que eles estão em conformidade com a Lei n.° 9.991/2000 e atendem à aplicação do CPC 04.

Biografia do Autor

Luiz Carlos Hombre Dias, Conselho Federal de Contabilidade - CFC
Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). 
Donizete Reina, Conselho Federal de Contabilidade
Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), é professor da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).
Silvio Freitas da Silva, Conselho Federal de Contabilidade
Mestre em Ciências Contábeis (UFES), é bolsista do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).
Diane Rossi Maximiano Reina, Conselho Federal de Contabilidade
Doutoranda em Ciências Contábeis pela FEA-USP. É professora da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). 
Publicado
2015-09-02
Como Citar
DIAS, Luiz Carlos Hombre et al. Impacto do CPC 04 nos investimentos em pesquisa e desenvolvimento das empresas do setor elétrico listadas na BM&FBOVESPA. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 214, p. 102-113, set. 2015. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1291>. Acesso em: 17 jul. 2019.

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/app/rbcv3/plugins/generic/recommendByAuthor/RecommendByAuthorPlugin.inc.php on line 114

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.