O alinhamento estratégico na administração pública: percepçãodos gestores da Sefaz/AM

  • Alan Cesar Monteiro Corrêa Conselho Federal de Contabilidade - CFC
  • Michelle Costa Marques dos Santos Conselho Federal de Contabilidade
  • Paulo Roberto Marques de Oliveira Conselho Federal de Contabilidade
  • Milanez Silva de Souza Conselho Federal de Contabilidade

Resumo

Para Moore (2002), a relevância da gestão estratégica para a administração pública contemporânea está centrada em como as organizações criam o valor do que estão produzindo e garantem a eficácia dos processos internos. É necessário que o administrador público busque o alinhamento das ações com as estratégias delineadas para alcançar os objetivos das organizações na implementação das políticas públicas pela respectiva esfera de Governo. Nesse sentido, o presente estudo tem por objetivo analisar o grau de maturidade do alinhamento estratégico da Secretaria de Estado da Fazenda do Estado do Amazonas (Sefaz/AM) sob a perspectiva de seus gestores. É uma pesquisa quali-quantitativa de natureza descritiva, cujos dados foram coletados por meio de Survey, com o uso de um questionário estruturado, enviado eletronicamente aos gestores da secretaria, organizado em asserções sobre os seis critérios de maturidade do modelo Luftman: Comunicação, Valores, Parcerias, Governança, Estrutura e Habilidades. Os resultados apontaram que, de forma geral, a maturidade do alinhamento estratégico da Sefaz/AM se posiciona entre os níveis “muito baixo” e “baixo”, indicando a existência de fatores inibidores do alinhamento estratégico. 

Biografia do Autor

Alan Cesar Monteiro Corrêa, Conselho Federal de Contabilidade - CFC
Mestrando em Contabilidade e Controladoria pela Universidade Federal do Amazonas, possui bacharelado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Pará, é especialista em Contabilidade Gerencial, Auditoria e Controladoria pela Universidade da Amazônia (PA)e auditor fiscal de Tributos Estaduais da Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas.
Michelle Costa Marques dos Santos, Conselho Federal de Contabilidade
Mestranda em Contabilidade e Controladoria pela Universidade Federal do Amazonas, é graduada em Administração Pública pela Universidade do Estado do Amazonas e especialista em Administração Tributária pela Universidade Castelo Branco (RJ). Atualmente é supervisora de filial da Caixa Econômica Federal.
Paulo Roberto Marques de Oliveira, Conselho Federal de Contabilidade
Mestrando em Contabilidade e Controladoria pela Universidade Federal do Amazonas, graduado em Administração pela Universidade Federal do Amazonas e em Direito pela Universidade do Estado do Amazonas. É especialista em Gestão de Organizações Operações e Serviços pela Universidade Federal do Amazonas. Atua como assessor técnico da Diretoria-Geral da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas.
Milanez Silva de Souza, Conselho Federal de Contabilidade
Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo, mestre em Ciências Contábeis pela Fundação Getúlio Vargas (RJ), MBA Executivo Financeiro pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais e bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Pará. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Tocantins. 
Publicado
2015-09-02
Como Citar
CORRÊA, Alan Cesar Monteiro et al. O alinhamento estratégico na administração pública: percepçãodos gestores da Sefaz/AM. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 214, p. 88-101, set. 2015. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1290>. Acesso em: 18 out. 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.