Avaliação do nível de confiabilidade das informações do Relatório de Gestão das entidades públicas

  • Gabriel Jesus de Souza Conselho Federal de Contabilidade - CFC

Resumo

Cabe às entidades da administração pública prestar informações detalhadas à Corte de Contas e à sociedade sobre sua gestão orçamentária, considerando o cumprimento dos objetivos e metas físicas e financeiras, bem como as ações administrativas consubstanciadas em projetos, operações e atividades. As entidades públicas vêm utilizando de forma satisfatória o Relatório de Gestão como instrumento de Prestação de Contas? Assim, avaliar o nível de confiabilidade das informações contidas nos Relatórios é o objetivo central do artigo. Além disso, o artigo propõe comparar o nível de confiabilidade entre as entidades avaliadas. Os resultados indicam que a intenção das entidades avaliadas foi a de meramente atender ao aspecto formal, desprezando o aspecto material e qualitativo. O trabalho compõe-se de capítulos nos quais são abordadas as bases teóricas e normativas do Relatório de Gestão. Do mesmo modo, são identificadas as características da informação constantes na literatura. No presente estudo, buscou-se realizar a revisão da literatura, pesquisas das fontes primárias da legislação, sítios eletrônicos e sistema de informações Siga Brasil. Por fim, há uma reflexão sobre as prováveis contribuições dessa análise crítica à sociedade, às entidades públicas e ao governo.

##submission.authorBiography##

Gabriel Jesus de Souza, Conselho Federal de Contabilidade - CFC
Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado da Bahia, é pós-graduado em Contabilidade Pública e em Auditoria Governamental. 
Publicado
2015-09-02
Como Citar
SOUZA, Gabriel Jesus de. Avaliação do nível de confiabilidade das informações do Relatório de Gestão das entidades públicas. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 214, p. 58-67, set. 2015. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1288>. Acesso em: 23 abr. 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.