Concentração no mercado de auditoria independente

  • José Paulo Cosenza Conselho Federal de Contabilidade - CFC
  • Rebeca Correa Gomes Conselho Federal de Contabilidade
  • Dayane Gomes Correa Devillart Conselho Federal de Contabilidade

Resumo

Neste artigo, identificam-se as habilidades e competências requeridas para o reconhecimento e valorização do profissional da contabilidade no mercado de trabalho brasileiro. Para isso, descrevem-se os atributos que contribuem mais significativamente no processo de formação do contador brasileiro, traçando-se um perfil atualizado de como deveria ser vista a capacitação deste profissional nos dias de hoje. O objetivo do presente estudo é propor uma reflexão sobre diferentes motivações na realização do trabalho contábil, de forma a apresentar as questões mais relevantes para o profissional da área contábil obter maior representatividade e valorização profissional nas organizações e na sociedade. Para tanto, foi efetuada uma pesquisa empírica com o intuito de verificar a percepção sobre determinados atributos associados à profissão contábil, consonante às diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em Ciências Contábeis. Os resultados alcançados mostram a necessidade de se repensar e aperfeiçoar o papel atribuído a algumas habilidades e competências do contador, em função das mudanças econômicas e sociais que afetam o mercado de trabalho no Brasil. Nesse contexto, surge a necessidade de o contador conquistar maior credibilidade profissional e dispor de conhecimentos mais sólidos relativos ao controle de gestão. Outra questão central para o êxito nesses novos parâmetros de qualidade e exigências é a existência de um processo de educação continuada incorporando, também, conhecimentos de outras áreas afins que interagem no processo decisório das empresas, além de pleno domínio da tecnologia de informação.

Biografia do Autor

José Paulo Cosenza, Conselho Federal de Contabilidade - CFC
Doutor em Contabilidade e Finanças pela Universidad de Zaragoza, é mestre em Ciências Contábeis pela UERJ. Possui MBA PDG Executivo pelo IBMEC (RJ); Pós-graduação em Contabilidade pela FGV (RJ). É professor titular do Departamento de Contabilidade da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Rebeca Correa Gomes, Conselho Federal de Contabilidade
Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e é aluna do Programa de Mestrado Acadêmico em Ciências Contábeis da UERJ.
Dayane Gomes Correa Devillart, Conselho Federal de Contabilidade
Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e é aluna do Curso de Pós-Graduação em Controladoria e Finanças da UFF. 
Publicado
2015-09-02
Como Citar
COSENZA, José Paulo; GOMES, Rebeca Correa; DEVILLART, Dayane Gomes Correa. Concentração no mercado de auditoria independente. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 214, p. 32-57, set. 2015. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1287>. Acesso em: 22 out. 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.