Escrituração digital: percepção dos profissionais da contabilidade em relação aos impactos da adoção do Sped

  • Valéria Nelli Casagrande Conselho Federal de Contabilidade - CFC
  • Juliana Viana de Almeida Conselho Federal de Contabilidade
  • Fernando Santos Moura Conselho Federal de Contabilidade

Resumo

O Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) é uma nova tecnologia em formato digital de escrituração contábil, que objetiva, especificamente, a simplificação das obrigações acessórias, o combate à sonegação e a integração entre as autoridades fiscais. Neste contexto, o presente artigo se propôs a realizar um breve estudo sobre a importância, vantagens e desafios dos contabilistas na adoção do Sped. Para tanto, buscou-se analisar o comportamento dos contadores nos municípios de Cachoeiro de Itapemirim (ES) e Venda Nova do Imigrante (ES), quanto à implantação da escrituração digital; identificar os fatores que influenciam no sucesso ou insucesso da execução do novo sistema; e expor a importância da atualização e aperfeiçoamento no ramo contábil. Para o desenvolvimento do presente artigo, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e um estudo de caso, tendo como resultado a percepção dos profissionais da contabilidade acerca dos benefícios e desafios trazidos pela implantação da escrituração digital.

Biografia do Autor

Valéria Nelli Casagrande, Conselho Federal de Contabilidade - CFC
Licenciada em Matemática, é especialista em Matemática Financeira e Estatística. Bacharelem Ciências Contábeis, atua como assistente fiscal na empresa Preti Contabilidade. 
Juliana Viana de Almeida, Conselho Federal de Contabilidade
Bacharel em Ciências Contábeis. Atua como assistente fiscal na empresa Método Assessoria Contábil. 
Fernando Santos Moura, Conselho Federal de Contabilidade
Bacharel em Ciências Contábeis, possui especializações em Auditoria e em Planejamento Tributário. É Mestre em Contabilidade Gerencial e professor do Curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário São Camilo (ES).
Publicado
2015-07-08
Como Citar
CASAGRANDE, Valéria Nelli; ALMEIDA, Juliana Viana de; MOURA, Fernando Santos. Escrituração digital: percepção dos profissionais da contabilidade em relação aos impactos da adoção do Sped. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 213, p. 66-79, jul. 2015. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1267>. Acesso em: 22 out. 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.