Um estudo sobre perícia contábil na área de fiscalização tributária no Estado de Pernambuco

  • Elias Alexandrino da Silva Júnior Conselho Federal de Contabilidade - CFC
  • Paulo Cezar Ferreira de Souza Conselho Federal de Contabilidade

Resumo

O objetivo da presente pesquisa foi analisar o resultado das perícias contábeis ocorridas nos processos administrativos no âmbito do Tribunal Administrativo Tributário do Estado de Pernambuco (Tate) no ano de 2012. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa aplicada com procedimento técnico documental, tendo por base os acórdãos publicados no Diário Oficial do Estado. De posse dos dados devidamente formatados, conclui-se que a perícia contábil realizada pela Assessoria Contábil contribuiu de forma significativa para o Tate, sendo instrumento capaz de elucidar dúvidas, constituindo-se em importante meio de prova.

Biografia do Autor

Elias Alexandrino da Silva Júnior, Conselho Federal de Contabilidade - CFC
Pós-graduado em Auditoria e Perícia Contábil (UFPE); pós-graduado em Administração Financeira (UPE); possui Bacharel em Administração de Empresas (UFPE) e  em Ciências Contábeis (UFPE); auditor fiscal da Secretaria da Fazenda de Pernambuco desde 1996.
Paulo Cezar Ferreira de Souza, Conselho Federal de Contabilidade
Mestre em Ciências Contábeis (UERJ) e em Ciências Administrativas (UFPE); especialista em Contabilidade e Finanças (Plínio Leite); graduado em Direito (UERJ), Ciências Contábeis (Moraes Júnior) e Administração de Empresas (Moraes Júnior); professor universitário há 32 anos; professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) há 14 anos; coordenador do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu da UFPE, registrado nos seguintes órgãos de classe: OAB-PE, CRCPE, CRA-PE; ex-presidente da Associação dos Peritos do Estado de Pernambuco (APJEP); consultor, auditor e perito, com mais de 22 anos de experiência em trabalhos desta natureza.
Publicado
2015-07-08
Como Citar
JÚNIOR, Elias Alexandrino da Silva; SOUZA, Paulo Cezar Ferreira de. Um estudo sobre perícia contábil na área de fiscalização tributária no Estado de Pernambuco. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 213, p. 54-65, jul. 2015. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1265>. Acesso em: 22 out. 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.