Um estudo sobre os determinantes de desempenho no Enade de alunos do curso de Ciências Contábeis

  • Luciano Pinheiro de Sá Conselho Federal de Contabilidade - CFC
  • Luis Antonio do Nascimento Neco Conselho Federal de Contabilidade

Resumo

A evolução das empresas brasileiras, aliada à evolução da Contabilidade no Brasil e no mundo, requer profissionais desta área mais sólidos quanto às habilidades e competências inerentes à profissão ou de contexto geral. Como se torna complexo medir o nível de conhecimento dos profissionais já atuantes no mercado de trabalho, este trabalho tem por objetivo analisar o desempenho no Enade dos alunos de cursos brasileiros de graduação bacharelado em Ciências Contábeis. Os métodos utilizados foram a estatística descritiva, com o uso de cruzamento de tabelas, e de modelo de regressão linear múltiplo. Os dados utilizados foram obtidos de forma secundária no portal do Inep. A maior parte dos alunos é do sexo feminino, considera-se de cor branca e tem pai e mãe com baixo acesso aos mais elevados níveis de ensino. Os estudos envolvendo o modelo regressivo mostraram que os aspectos referentes a sexo, idade, cor da pele que o aluno se considera, o fato de morar com os pais, renda familiar, ser bolsista do ProUni, ou das IES, nível de escolaridade da mãe e ter concluído o ensino médio na região Sudeste ou Sul tiveram relação com o resultado no componente profissional dos alunos.

Biografia do Autor

Luciano Pinheiro de Sá, Conselho Federal de Contabilidade - CFC
Atualmente é professor assistente da Universidade Federal de Juiz de Fora, no Departamento de Finanças e Controladoria da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis. Teve atuação como professor da Universidade Federal Fluminense, do curso de Ciências Contábeis, da cidade de Volta Redonda. Possui mestrado em Economia Empresarial pela Universidade Cândido Mendes (2012). É especialista em Auditoria e Contabilidade Financeira pela Faculdade Machado Sobrinho (2006). Graduado em Administração (2004) e em Ciências Contábeis (2006) pela Faculdade Machado Sobrinho, foi coordenador e professor dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Faculdade Machado Sobrinho. Foi professor do curso de Ciências Contábeis na Fundação Educacional São José. É membro vitalício da Academia Mineira de Ciências Contábeis e do Conselho Curador da Fundação Educacional Machado Sobrinho.
Luis Antonio do Nascimento Neco, Conselho Federal de Contabilidade
Professor efetivo do Departamento de Ciências Contábeis, da Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal Rio de Janeiro, é graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas Moraes Júnior (1993). Possui especializações em Ciências Contábeis pela Fundação Getúlio Vargas (2000), e MBA Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela mesma Fundação (2008). É mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco (2013). Atuou como professor substituto do Departamento de Administração da Universidade Federal de Sergipe e como professor efetivo do Departamento de Ciências Contábeis, do Instituto de Ciências Humanas e Sociais/Pólo de Volta Redonda da Universidade Federal Fluminense (VCO/UFF). Tem experiência na área de Controladoria, com ênfase em Contabilidade Gerencial, atuando principalmente em orçamento e custo. 
Publicado
2015-07-08
Como Citar
DE SÁ, Luciano Pinheiro; NECO, Luis Antonio do Nascimento. Um estudo sobre os determinantes de desempenho no Enade de alunos do curso de Ciências Contábeis. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 213, p. 28-41, jul. 2015. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1263>. Acesso em: 22 out. 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.