O teste de Impairment: uma abordagem introdutória em empresas de capital aberto

  • Eduardo Henrique Stein Conselho Federal de Contabilidade - CFC

Resumo

Este artigo tem por objetivo demonstrar os cálculos e os métodos para se encontrar o valor recuperável dos ativos, conforme CPC 01 – Redução ao Valor Recuperável dos Ativos, analisar se as empresas de capital aberto selecionadas fizeram o referido teste anual, e analisar a divulgação de suas informações em Notas Explicativas. Para averiguar o proposto, utilizou-se de uma amostra de balanços e notas explicativas publicadas de 39 companhias listadas na BM&FBOVESPA, relativas aos anos de 2010 e 2011, com a intenção de averiguar se as empresas estão adaptadas, uma vez que o CPC 01 foi aprovado em 2008, válido desde então, e que 2010 foi o ano da convergência geral para os padrões internacionais. As análises revelam que nem todas as companhias pesquisadas efetuaram o teste, tampouco divulgaram conforme orientações da norma, enquanto que a maior parte das que realizaram o teste concluíram não haver ajustes materiais, pois o valor contábil de seus ativos não estaria supervalorizado.

##submission.authorBiography##

Eduardo Henrique Stein, Conselho Federal de Contabilidade - CFC
Contador, gerente contábil da Lógica Assessoria Contábil de Indaiatuba/SP, com experiência de 9 anos nas áreas contábil e fiscal; graduado em Ciências Contábeis e pós-graduado em Contabilidade Internacional pela PUC Campinas; MBA em Planejamento Tributário pela FGV Campinas. 
Publicado
2015-07-08
Como Citar
STEIN, Eduardo Henrique. O teste de Impairment: uma abordagem introdutória em empresas de capital aberto. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 213, p. 12-27, jul. 2015. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1262>. Acesso em: 22 out. 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.