Marcelo Henrique dos Santos, Presidente da Associação Nacional de Procuradores e Promotores de Justiça de Fundações e ..

  • Maristela Girotto Conselho Federal de Contabilidade - CFC

Resumo

O Conselho Federal de Contabilidade mantém parceria com a Associação Nacional de Procuradores e Promotores de Justiça de Fundações e Entidades de Interesse Social (Profis) há mais de uma década. A cooperação entre as entidades tem permanecido relevante, ano após ano, uma vez que a Profis sintetiza a demanda por informação contábil produzida pelos profissionais da área que atuam nas entidades de interesse social, um setor com nada menos que 300 mil organizações no Brasil. O CFC, a Profis e a Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) vão lançar brevemente o Manual de Procedimentos para o Terceiro Setor – Aspectos de Gestão e de Contabilidade para Entidades de Interesse Social. Trata-se da terceira edição, atualizada e ampliada, do livro que foi publicado em 2003 e reeditado em 2008.A elaboração desse livro é apenas um dos resultados da parceria entre o CFC, a FBC e a Profis. Outros estão em desenvolvimento, como a elaboração do novo Sistema de Cadastro e Prestação de Contas (Sicap), que pretende melhorar a qualidade das informações e incrementar a transparência das entidades de interesse social aos Ministérios Públicos e à sociedade. Atualmente, o Sicap é utilizado pelos Ministérios Públicos estaduais conveniados com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) no velamento das fundações e entidades de interesse social.
Publicado
2015-07-08
Como Citar
GIROTTO, Maristela. Marcelo Henrique dos Santos, Presidente da Associação Nacional de Procuradores e Promotores de Justiça de Fundações e ... Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 213, p. 6-11, jul. 2015. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1260>. Acesso em: 22 out. 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.