A influência do isomorfismo institucional na adoção dos artefatos de Contabilidade Gerencial: o caso de duas empresas de grande porte

  • Daiane Nóbrega do Carmo Conselho Federal de Contabilidade - CFC
  • Valéria Lobo Archete Boya Conselho Federal de Contabilidade
  • Lariza Oliveira Fortunato Conselho Federal de Contabilidade

Resumo

Este trabalho tem como objetivo investigar a influência do isomorfismo institucional na adoção dos artefatos gerenciais. Por meio de um estudo de caso, os dados foram coletados a partir de entrevistas estruturadas realizadas em duas empresas de grande porte de Cataguases (MG). A adoção dos artefatos gerenciais transcende a racionalidade econômica e pode ser explicada pela necessidade de legitimação por parte das organizações, o que as tornam semelhantes umas às outras. As fontes de pressões isomórficas podem advir de três tipos distintos: isomorfismo coercitivo, normativo e mimético. Neste trabalho, os resultados indicam que a adoção dos artefatos se dá, em sua maior parte, pela influência do isomorfismo mimético, com vistas a reduzir a incerteza inerente ao ambiente no qual as organizações se inserem. 

Biografia do Autor

Daiane Nóbrega do Carmo, Conselho Federal de Contabilidade - CFC
Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade Sudamérica de Cataguases (2012). 
Valéria Lobo Archete Boya, Conselho Federal de Contabilidade
Bacharel em Ciências Contábeis pela Unipac Leopoldina; mestre em Contabilidade pela Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas Econômicas (Fucape); docente do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Sudamérica de Cataguases; docente do curso de Administração da Faculdade de Administração de Cataguases. 
Lariza Oliveira Fortunato, Conselho Federal de Contabilidade
Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade Sudamérica de Cataguases (2011). 
Publicado
2015-02-12
Como Citar
DO CARMO, Daiane Nóbrega; ARCHETE BOYA, Valéria Lobo; FORTUNATO, Lariza Oliveira. A influência do isomorfismo institucional na adoção dos artefatos de Contabilidade Gerencial: o caso de duas empresas de grande porte. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 210, p. 84-99, fev. 2015. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1219>. Acesso em: 18 out. 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.