Gestão financeira em micros e pequenas empresas familiares: um estudo em empresas pertencentes à região da Rota dos Trigais (RS)

  • João Rafael Alberton Conselho Federal de Contabilidade - CFC
  • Diana Maria Ghidini Conselho Federal de Contabilidade

Resumo

A maximização dos lucros representa o anseio de todo empreendedor, porém a forma como os recursos financeiros são geridos constitui fator determinante para a rentabilidade do negócio. Diante disso, este artigo buscou evidenciar a percepção dos proprietários de empresas familiares sobre a utilização de técnicas de gestão financeira em suas empresas e identificar as ferramentas de gestão financeira utilizadas por eles. A pesquisa se deu no segmento do comércio varejista de gêneros alimentícios, tendo como amostra empresas familiares estabelecidas nos pequenos municípios pertencentes à Rota dos Trigais. Trata-se de pesquisa descritiva, aplicada e qualitativa, delineada por estudo de campo, utilizando-se de questionário como ferramenta para obtenção dos dados. Constatou-se que os respondentes consideram a gestão financeira importante, entretanto esta não é aplicada em sua totalidade dentro das empresas. Ferramentas de gestão financeira, tidas como básicas, não são utilizadas por grande parte dos respondentes, e técnicas de gestão financeira fundamentais para uma boa gestão são desconhecidas por muitos. Compreende-se que os empresários abordados na pesquisa estão satisfeitos quanto à forma de condução de seus negócios, não percebendo necessidades de mudanças em sua gestão, contrapondo com fatos recorrentes na literatura que indicam a importância da utilização da gestão financeira pelas empresas, sejam elas pequenas, médias ou de grande porte.

Biografia do Autor

João Rafael Alberton, Conselho Federal de Contabilidade - CFC
Bacharel em Ciências Contábeis – CRC 52334; mestre em Ciências Contábeis (Unisinos); Professor Feac – Universidade de Passo Fundo – UPF; contador no Supermercados Marin LTDA; consultor Trade Consultoria LTDA.
Diana Maria Ghidini, Conselho Federal de Contabilidade
Bacharel em Ciências Contábeis
Publicado
2015-02-12
Como Citar
ALBERTON, João Rafael; GHIDINI, Diana Maria. Gestão financeira em micros e pequenas empresas familiares: um estudo em empresas pertencentes à região da Rota dos Trigais (RS). Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 210, p. 70-83, fev. 2015. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1217>. Acesso em: 20 abr. 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.