Profissionais da contabilidade engajados no auxílio gerencial às micros e pequenas empresas brasileiras

  • Luís Carlos Barbosa dos Santos Conselho Federal de Contabilidade - CFC
  • Frank Nero Pena de Vasconcelos Conselho Federal de Contabilidade
  • Ana Carolina Vasconcelos Colares Conselho Federal de Contabilidade
  • Márcia Athayde Moreira Conselho Federal de Contabilidade

Resumo

A discussão sobre os fatores que levam uma empresa a ter mais sucesso que outra tem sido permeada, principalmente, pelos índices de mortalidade das empresas, que chegam a 60% até o terceiro ano de atividade. Nesse contexto, observou-se que a efetividade da assistência da contabilidade terceirizada na implantação e manutenção dos artefatos gerenciais das MPEs pode ajudar a evitar a mortalidade delas, dentro dos parâmetros estabelecidos por Lenzi e Kiesel (2009). Assim, o objetivo desta pesquisa foi identificar se os profissionais da contabilidade que atuam no ramo de escritórios de contabilidade (contabilidade terceirizada) têm conhecimento dos artefatos de Contabilidade Gerencial e os aplicam no fornecimento de informações relevantes que auxiliam na sustentabilidade do negócio das MPEs brasileiras. Trata-se de uma pesquisa descritiva realizada através de survey, com 110 respondentes. Concluiu-se que os profissionais da contabilidade já se encontram parcialmente preparados e apoiando os empreendedores brasileiros, mas ainda é necessária maior conscientização e maior empenho por parte desses profissionais para que os artefatos gerenciais possam auxiliar na sustentabilidade e sobrevivência das empresas. É necessário que os contadores sejam vistos como grandes apoiadores dos empreendedores, e esse é um paradigma a ser quebrado entre os profissionais da contabilidade, sobretudo aqueles que se dedicam à terceirização da contabilidade.

Biografia do Autor

Luís Carlos Barbosa dos Santos, Conselho Federal de Contabilidade - CFC
Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Contabilidade Tributária e graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade Machado Sobrinho; é professor assistente da Universidade Federal de Juiz de Fora; sócio da Barbosa Contabilidade & Assessoria; e Perito Judicial do Estado de Minas Gerais. 
Frank Nero Pena de Vasconcelos, Conselho Federal de Contabilidade
Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Auditoria e Perícia Contábil e graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de São João Del Rei; é professor universitário no Centro de Ensino Superior de Conselheiro Lafaiete – CES CL.
Ana Carolina Vasconcelos Colares, Conselho Federal de Contabilidade
Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais e graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará. É professora assistente na PUC Minas, coordenadora de pesquisa do curso de graduação em Ciências Contábeis. Realiza trabalhos de auditoria e consultoria empresarial e é pesquisadora nas áreas de finanças, Contabilidade Gerencial e Gestão Ambiental.
Márcia Athayde Moreira, Conselho Federal de Contabilidade
Doutora em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo, mestre em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília e graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Pará. É professora adjunta na UFMG e realiza consultoria, com ênfase em análise de investimentos, Planejamento Estratégico, Implantação de Sistemas de Custos e Controles para Pequenas e Médias Empresas.
Publicado
2015-02-12
Como Citar
DOS SANTOS, Luís Carlos Barbosa et al. Profissionais da contabilidade engajados no auxílio gerencial às micros e pequenas empresas brasileiras. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 210, p. 56-69, fev. 2015. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1216>. Acesso em: 16 fev. 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.