Análise do Exame de Suficiência do CFC: um estudo sobre as questões de Contabilidade Gerencial

  • Rogério João Lunkes Conselho Federal de Contabilidade - CFC
  • Fabrícia Silva da Rosa Conselho Federal de Contabilidade
  • Dayana Fernandes da Silva Conselho Federal de Contabilidade
  • Rosana Bernardes Conselho Federal de Contabilidade

Resumo

O ensino superior é fundamental ao desenvolvimento do país e, visando garantir que os profissionais estejam aptos a ingressar no mercado de trabalho, no Brasil, é aplicado o Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) como requisito para obtenção do registro profissional no órgão de classe e exercício da profissão. A Contabilidade Gerencial é uma das áreas de grande relevância para o exercício profissional do futuro contador. Assim, é importante verificar se as questões do Exame de Suficiência exploram temas atuais em Contabilidade Gerencial, e se possibilitam ao futuro contador conhecimentos e habilidades gerenciais suficientes para o exercício profissional. Na busca de explorar esta problemática, surge a seguinte pergunta de pesquisa: Quais são os temas de Contabilidade Gerencial aplicados nas provas do Exame de Suficiência para os bacharéis em Ciências Contábeis no Brasil? Nesse contexto, esta pesquisa tem por objetivo identificar e analisar os temas abordados na Contabilidade Gerencial nas quatro primeiras edições do Exame de Suficiência para bacharéis em Ciências Contábeis. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa e quantitativa dos dados e fonte secundária de coleta dos dados. Entre os principais resultados, podem-se destacar: (i) nas quatro primeiras edições do Exame, 38 (19%) das questões abordavam temas de Contabilidade Gerencial; (ii) na aplicação das quatro edições, houve, de forma geral, uma redução no número de questões abordadas no que se refere à Contabilidade Gerencial; (iii) a linha de Contabilidade Gerencial mais abordada no Exame foi Custos, seguida de outros temas e de Planejamento e Controle. O estudo visa contribuir para a melhoria do Exame de Suficiência do CFC, com apontamentos sobre temas-chave em Contabilidade Gerencial, bem como mostrar aos profissionais que se submeterão ao Exame um retrato das questões dessa área. Também pode auxiliar as instituições de ensino na revisão de seus programas assim como na preparação de seus alunos.

Biografia do Autor

Rogério João Lunkes, Conselho Federal de Contabilidade - CFC
Contador; graduação em Ciências Contábeis; mestrado e doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina; pós-doutorado em Contabilidade pela Universidade de Valência (Espanha); professor do Departamento de Ciências Contábeis e Pós-Graduação em Contabilidade e Administração da Universidade Federal de Santa Catarina. Autor de vários livros: Manual de Orçamento, Manual de Contabilidade Hoteleira, Controladoria e Controle de Gestão, Contabilidade Gerencial e Gestão Hoteleira e Contabilidade de Custos, além de diversos artigos em periódicos e anais de eventos científicos.
Fabrícia Silva da Rosa, Conselho Federal de Contabilidade
Contadora; graduação em Ciências Contábeis; mestrado e doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina; doutorado sanduíche em Contabilidade pela Universidade de Valência (Espanha). É professora do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina. Atua desde 1999 como docente em cursos de graduação em contabilidade e Administração em instituições pública e privada.
Dayana Fernandes da Silva, Conselho Federal de Contabilidade
Contadora e graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina. 
Rosana Bernardes, Conselho Federal de Contabilidade
Contadora e graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina.
Publicado
2015-02-12
Como Citar
LUNKES, Rogério João et al. Análise do Exame de Suficiência do CFC: um estudo sobre as questões de Contabilidade Gerencial. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 210, p. 26-39, fev. 2015. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1214>. Acesso em: 16 fev. 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.