Impactos na informação gerencial da apuração indevida de custos de transferência de mercadorias

  • Rodrigo Nogueira Silva Conselho Federal de Contabilidade - CFC
  • Marcelle Colares Oliveira Conselho Federal de Contabilidade
  • Silvio Romero de Almeida Conselho Federal de Contabilidade
  • Maria Clara Cavalcante Bugarim Conselho Federal de Contabilidade

Resumo

O objetivo geral do trabalho é analisar os impactos na informação gerencial da apuração indevida de custos de aquisição e dos custos de transferências realizadas entre unidades (matriz e filiais). O trabalho busca responder ao seguinte problema de pesquisa: Quais os impactos na informação gerencial decorrentes da apuração indevida do custo de aquisição e de transferências efetuadas entre unidades matriz e filiais? Em relação à metodologia, trata-se de uma pesquisa exploratória, realizada por meio de pesquisa bibliográfica e documental. Foi realizado um estudo em uma entidade em que se detectou falha no tratamento contábil dos custos de aquisição e de transferência de mercadorias entre suas unidades, no tocante ao ICMS submetido, por força da legislação, ao regime de substituição tributária, resultando na geração de demonstrações individuais de resultado distorcidas. A simulação dos resultados da entidade, mediante aplicação de adequada alocação do ICMS no processo de formação de custo de aquisição e de transferência dos itens comercializado, revelou que o índice de rentabilidade e mark-up global de cada unidade apresentavam, em média, distorções na ordem de 10% e 15%, respectivamente. Esta análise comparativa possibilitou apresentar os impactos da alocação indevida de custos de transferências na demonstração de resultado gerencial.

Biografia do Autor

Rodrigo Nogueira Silva, Conselho Federal de Contabilidade - CFC
Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará. 
Marcelle Colares Oliveira, Conselho Federal de Contabilidade
Professora Associada III do Curso de Ciências Contábeis e do Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria da Universidade Federal do Ceará.
Silvio Romero de Almeida, Conselho Federal de Contabilidade
Mestre em Contabilidade e Controladoria pela Universidade de São Paulo. Professor Adjunto da Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Finanças e Contabilidade - Campus I - Cidade Universitária.
Maria Clara Cavalcante Bugarim, Conselho Federal de Contabilidade
Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina; mestra em Contabilidade e Controladoria pela Universidade de São Paulo; professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Fortaleza.
Publicado
2015-02-12
Como Citar
SILVA, Rodrigo Nogueira et al. Impactos na informação gerencial da apuração indevida de custos de transferência de mercadorias. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 210, p. 10-25, fev. 2015. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1213>. Acesso em: 22 out. 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.