O caminho para a extinção das partidas dobradas na Contabilidade do EUA

  • Valério Nepomuceno Conselho Federal de Contabilidade - CFC

Resumo

Este trabalho tem por propósito detectar e discutir as tentativas de extinção do método de escrituração por partidas dobradas, na Contabilidade norte-americana, tendo por referência as distensões provocadas pela polarização contábil-cultura entre europeus e norte-americanos. Essas distensões têm alterado o comportamento das nações no campo das relações contábeis internacionais. A polarização contábil-cultura se dá, de um lado, com a Europa tentando consolidar a contabilidade positiva (descritiva); e, por outro lado, com os EUA tentando implementar a Contabilidade Normativa (prescritiva). O que se constatou nesta pesquisa foi que, historicamente, essas distensões fizeram com que os norte-americanos abandonassem o método de escrituração por partidas dobradas por refutarem a contabilidade uniforme, desenvolvida na Europa, e tomassem o curso da informação financeira por meio da linguagem de eventos.

##submission.authorBiography##

Valério Nepomuceno, Conselho Federal de Contabilidade - CFC
Graduado em Ciências Contábeis, UDF/ Brasília. Escritor, pesquisador e professor de Contabilidade Internacional - Unipam. Membro da Academia Brasileira de Contabilidade
Publicado
2014-09-24
Como Citar
NEPOMUCENO, Valério. O caminho para a extinção das partidas dobradas na Contabilidade do EUA. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 208, p. 90-103, set. 2014. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1185>. Acesso em: 26 mar. 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.