BR-GAAP e IFRS: uma análise do processo de convergência na perspectiva do functional illiterancy

  • João Carlos Hipólito B. do Nascimento Conselho Federal de Contabilidade - CFC
  • Juliana da Silva Reis Conselho Federal de Contabilidade
  • Wellington Dantas de Sousa Conselho Federal de Contabilidade
  • Adriano Marcos Dantas Silva Conselho Federal de Contabilidade

Resumo

A adoção das IFRS tem proporcionado uma mudança significativa na prática contábil. Nesse cenário, por meio de uma revisão da literatura e discussão no contexto nacional, tornou-se possível notar que o Brasil enfrenta uma situação antagônica. Por um lado, ostenta grande êxito no processo de convergência às IFRS com relação a empresas de capital aberto que, além de demonstrações consolidadas, publicam demonstrativos contábeis separados, simultaneamente, apresentando um universo de aproximadamente 99% das firmas à margem das IFRS. Ponderando que 75% da população economicamente ativa apresenta fragilidades educacionais (functional illiteracy); que, excluindo-se o Sul e Sudeste, restam disponíveis apenas 3,75% da população com capacidade plena de alfabetização para o restante do país; que a contabilidade das micros, pequenas e médias empresas historicamente se resumem à satisfação das exigências fiscais (acarretando na marginalização das potencialidades da Ciência Contábil à gestão empresarial), conclui-se que as micros, pequenas e médias empresas, quando instigadas a convergir para o IFRS, enfrentarão demasiadas dificuldades. É, portanto, necessário delinear estratégias com o objetivo de minimizar o impacto do apagão de mão de obra qualificada.

Biografia do Autor

João Carlos Hipólito B. do Nascimento, Conselho Federal de Contabilidade - CFC
Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) e mestre em Ciências Contábeis pelo Instituto Capixaba de Pesquisa em Contabilidade, Economia e Finanças (Fucape). Professor da Universidade Federal do Piauí, Campus Almícar Ferreira Sobral, Floriano-PI.
Juliana da Silva Reis, Conselho Federal de Contabilidade
Licenciada em Letras - Português, pela Universidade de Pernambuco (UPE); graduanda em Administração na Universidade Federal do Piauí, Campus Almícar Ferreira Sobral, Floriano-PI.
Wellington Dantas de Sousa, Conselho Federal de Contabilidade
Mestrando em Contabilidade pela Fucape Bussines School. Professor do Curso de Ciências Contábeis da Facape; coordenador do curso de Ciências Contábeis da FASJ.
Adriano Marcos Dantas Silva, Conselho Federal de Contabilidade
Possui graduação em Ciências Contábeis - Faculdades Integradas de Ariquemes (2004); especialista em Controladoria e Gestão de Empresas pela Unir/RO; mestre em Ciências Contábeis pela Fucape / ES. Atualmente é professor do IFRO. Tem experiência na área de Contabilidade, atuando principalmente nos temas: contabilidade gerencial, fiscal, tributária e assessoria comércio exterior.
Publicado
2014-09-24
Como Citar
DO NASCIMENTO, João Carlos Hipólito B. et al. BR-GAAP e IFRS: uma análise do processo de convergência na perspectiva do functional illiterancy. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 208, p. 76-89, set. 2014. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1183>. Acesso em: 19 maio 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.