Estratégias de legitimidade nas informações evidenciadas pelas empresas do setor de papel e celulose no relatório do CDP

  • Thayse Santos da Cruz Conselho Federal de Contabilidade - CFC
  • Luan Estrela Souza Conselho Federal de Contabilidade
  • Jadson Carvalho de Melo Conselho Federal de Contabilidade
  • Sonia Maria da Silva Gomes Conselho Federal de Contabilidade

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo investigar se havia predominância de alguma das estratégias de legitimidade da tipologia de Suchman (1995) nas informações evidenciadas pelas empresas do setor de papel e celulose no relatório do Carbon Disclosure Project (CDP) do ano de 2011. Para alcançar tal objetivo, foi feita uma pesquisa documental, com a utilização da análise de conteúdo aplicada no relatório do CDP de 2011 das duas maiores empresas do referido setor: a Fibria Celulose S.A. e a Suzano Papel e Celulose S.A. Os resultados indicaram a predominância da estratégia de legitimidade pragmática, com 26 sentenças das 54 evidenciações identificadas. Os achados apontaram ainda como item predominante das estratégias o critério manutenção da legitimidade já conquistada pelas empresas investigadas. Sugere-se, para pesquisas futuras, a ampliação da amostra por meio da investigação de outras empresas pertencentes ao mesmo setor em análise, a fim de estabelecer comparação entre os achados, assim como a utilização de outro tipo de pesquisa e instrumento de coleta de dados. Recomenda-se, também, a realização de uma pesquisa com os gestores, com o propósito de comparar os achados do presente estudo com a dos gestores em evidenciar informações de cunho social e ambiental. Seria enriquecedor para a área de conhecimento, se este mesmo estudo utilizasse outra tipologia de legitimidade. 

Biografia do Autor

Thayse Santos da Cruz, Conselho Federal de Contabilidade - CFC
Graduada em Ciências Contábeis pela UFBA. Mestranda em Ciências Contábeis pelo Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da UFBA. Atualmente desenvolve pesquisas no Laboratório de Pesquisa em Contabilidade de Gestão da UFBA. Interesses de estudo: Contabilidade social e ambiental e pesquisa e educação contábil.
Luan Estrela Souza, Conselho Federal de Contabilidade
Graduando na Universidade Federal da Bahia. Foi bolsista de iniciação científica pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica- PIBIC. Atualmente, é bolsista PROPIUFBA, desenvolvendo atividade de pesquisa no Laboratório de Pesquisa em Contabilidade de Gestão.
Jadson Carvalho de Melo, Conselho Federal de Contabilidade
Graduando em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Bahia. Foi bolsista PIBIC-2012-2013.
Sonia Maria da Silva Gomes, Conselho Federal de Contabilidade
Graduada em Ciências Contábeis pela UFBA; mestra em Controladoria e Contabilidade pela USP (1996); doutora em Engenharia de Produção pela UFSC (2004); professora titular da Faculdade de Ciências Contábeis/UFBA; coordenadora do Mestrado em Contabilidade da FCC/UFBA. Atua na área de Contabilidade de Gestão, nos temas Contabilidade Social e Ambiental e Pesquisa e Educação Contábil.
Publicado
2014-09-24
Como Citar
DA CRUZ, Thayse Santos et al. Estratégias de legitimidade nas informações evidenciadas pelas empresas do setor de papel e celulose no relatório do CDP. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 208, p. 62-75, set. 2014. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1182>. Acesso em: 21 ago. 2019.

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/app/rbcv3/plugins/generic/recommendByAuthor/RecommendByAuthorPlugin.inc.php on line 114

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.