Custos e formação de preços: análise e prática

  • Samuel Cogan Conselho Federal de Contabilidade - CFC

Resumo

 O livro descreve e analisa as principais técnicas que dão suporte à gestão de custos e à formação de preços.O texto inicia com o rateio dos custos indiretos baseados em volume, do custeio por absorção. Em seguida, aborda a distinção entre custos fixos e variáveis, levando à análise de custo-volume-lucro e aos custeio variável.A publicação mostra, ainda, o custeio e o gerenciamento baseado-em-atividades (ABC/ABM), bem como a presença da contabilidade de ganhos da teoria das restrições, ambas, técnicas que surgiram no final dos anos 80.Segue-se a era do custeio-meta, mostrando, ainda, as técnicas de análise de valor, o custeio do ciclo de vida e o custeio kaizen, que caracterizaram os anos 90.Nos dias atuais uma nova forma de produzir (lean) ganha corpo e, com ela, a necessidade do custeio do fluxo de valor/lean accounting.Além dessas temáticas, o livro aborda estratégias e práticas de formação de preços, e de preços de transferência, analisando o preço baseado no custo, e o preço baseado no valor ao cliente.Resumos e diversas questões para análise e discussão são propostas no final de cada um dos seis capítulos que compõem a obra.É um livro-texto para as disciplinas Contabilidade de Custo, Análise de Custos, Gestão de Custos e Formação de Preços dos cursos de graduação, pós-graduação em Ciências Contábeis e Administração. Obra recomendada também para profissionais das áreas de Controle e/ou Finanças e para os executivos que trabalham em empresas de pequeno, médio e grande portes.
Publicado
2014-07-23
Como Citar
COGAN, Samuel. Custos e formação de preços: análise e prática. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 207, p. 104, jul. 2014. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1171>. Acesso em: 16 fev. 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.