Os gestores das PMEs e os relatórios contábeis: uma pesquisa sobre o conhecimento dos gestores com vistas à implantação do CPC para PME

  • Liliane Cristina Segura Conselho Federal de Contabilidade - CFC
  • João Carlos Magalhães Conselho Federal de Contabilidade
  • Lantierre Andrade dos santos Conselho Federal de Contabilidade
  • Ricardo Jioji Mizoguchi Conselho Federal de Contabilidade
  • Weber Danilo Andreolli Marques Conselho Federal de Contabilidade

Resumo

A necessidade por informações contábeis está cada dia maior, tanto para usuários internos quanto externos. Essas informações são de grande utilidade para as empresas nas tomadas de decisão, análises financeiras e controle fiscal, desde que seja possível interpretá-las adequadamente. Para isso, é fundamental a padronização e a transparência das informações. A internacionalização das normas contábeis por meio do IFRS atendeu a muitas dessas necessidades, mas complicações surgiram quando esse processo alcançou as pequenas e médias empresas (PMEs). Percebeu-se que itens importantes de exigência das novas normas não eram viáveis para as PMEs e também a insuficiência de conhecimento dos gestores a respeito das normas contábeis, dificultando a implementação das novas normas. Por isso, alteraram-se algumas partes do IFRS para ser possível sua adoção nas PMEs. Neste trabalho, o objetivo foi verificar o nível de conhecimento dos gestores das PMEs em relação aos relatórios adotados pelo IFRS, identificar o seu perfil e possíveis caminhos para a melhoria dos relatórios contábeis neste segmento. Concluiu-se que os gestores das PMEs possuem baixo conhecimento, utilizam de forma incorreta e possuem tendência a utilizar relatórios que apenas atendem às exigências do Fisco.

Biografia do Autor

Liliane Cristina Segura, Conselho Federal de Contabilidade - CFC
Doutora em Administração de Empresas e professora e pesquisadora da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). 
João Carlos Magalhães, Conselho Federal de Contabilidade
Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). 
Lantierre Andrade dos santos, Conselho Federal de Contabilidade
Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). 
Ricardo Jioji Mizoguchi, Conselho Federal de Contabilidade
Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). 
Weber Danilo Andreolli Marques, Conselho Federal de Contabilidade
Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).
Publicado
2014-07-21
Como Citar
SEGURA, Liliane Cristina et al. Os gestores das PMEs e os relatórios contábeis: uma pesquisa sobre o conhecimento dos gestores com vistas à implantação do CPC para PME. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 207, p. 88-101, jul. 2014. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1167>. Acesso em: 18 out. 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.