Práticas orçamentárias das cooperativas agropecuárias do Estado de Santa Catarina

  • Fernando Maciel Ramos Conselho Federal de Contabilidade - CFC
  • João Paulo Colpani Conselho Federal de Contabilidade
  • Jéssica Marchese Furtado Conselho Federal de Contabilidade
  • Ines Liani Menzel Warken Conselho Federal de Contabilidade

Resumo

Orçamento aparece como uma ferramenta de suma importância, pois é por meio dele que se pode planejar com antecedência o que irá ocorrer nos próximos períodos, prever receitas e despesas. Empresas cooperativistas possuem práticas de gerenciamento peculiares e que podem, ou não, seguir o que é preconizado na literatura. A partir disso, a pesquisa tem como questão problema: Quais as práticas orçamentárias das cooperativas agropecuárias de Santa Catarina? E o objetivo é investigar as práticas orçamentárias utilizadas pelas cooperativas agropecuárias do Estado de Santa Catarina. A pesquisa caracteriza-se como survey, sendo que a análise dos dados deu-se por meio da estatística descritiva. As práticas orçamentárias aqui investigadas partem do momento inicial de construção do orçamento, os sujeitos envolvidos no processo de sua constituição, os sistemas gerenciais utilizados até a revisão orçamentária. Como resultado da pesquisa, pôde-se concluir que as cooperativas agropecuárias catarinenses adotam o orçamento para o controle de suas receitas e gastos futuros, e também utilizam a revisão orçamentária, pois veem nela uma excelente ferramenta de auxílio no controle do orçamento, permitindo a análise dos valores que, efetivamente, são gastos com os orçados para determinado período, o que leva a considerar que existe profissionalização dos processos orçamentários nas cooperativas agropecuárias do Estado de Santa Catarina.

Biografia do Autor

Fernando Maciel Ramos, Conselho Federal de Contabilidade - CFC
Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade do Sul de Santa Catarina, é especialista em Controladoria, Gerência Contábil, Auditoria e Perícia; mestrando do PPG em Ciências Contábeis (Furb). É professor e coordenador do curso de Ciências Contábeis da Universidade do Contestado (UnC)-Campus Concórdia/SC e Bolsista do Programa do Fumdes-SC - Pós-Graduação. 
João Paulo Colpani, Conselho Federal de Contabilidade
Graduado em Administração pela Universidade do Contestado (UnC) – Campus Concórdia-SC, é pós-graduando em Gestão de Negócios.
Jéssica Marchese Furtado, Conselho Federal de Contabilidade
Graduada em Administração pela Universidade do Contestado (UnC) – Campus Concórdia-SC.
Ines Liani Menzel Warken, Conselho Federal de Contabilidade
Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) - Campus Pinhalzinho, é especialista em Controladoria e Contabilidade Gerencial e mestranda do PPG em Ciências Contábeis (Furb). É professora e coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Horus Faculdades, de Pinhalzinho-SC e professora e colaboradora no curso de Engenharia de Alimentos na Udesc – Pinhalzinho-SC.
Publicado
2014-07-21
Como Citar
RAMOS, Fernando Maciel et al. Práticas orçamentárias das cooperativas agropecuárias do Estado de Santa Catarina. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 207, p. 74-87, jul. 2014. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1166>. Acesso em: 19 abr. 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.