Concentração no mercado de auditoria independente

  • Mariana Pereira Bonfim Conselho Federal de Contabilidade - CFC
  • Joelson Coelho Fagundes Junior Conselho Federal de Contabilidade
  • Julio Sergio de Souza Cardozo Conselho Federal de Contabilidade

Resumo

O presente artigo tem como objetivo identificar o motivo pelo qual as empresas de capital aberto no Brasil dão preferência aos trabalhos de auditoria realizados pelas empresas multinacionais de auditoria denominadas Big-four, fazendo com que as médias e pequenas empresas de auditoria dificilmente se estabilizem no mercado. Buscou-se identificar a possível concentração no mercado de auditoria independente mediante a utilização do Índice Herfindahl-Hirschman (IHH), considerando o montante de faturamento das empresas. A pesquisa realizada é classificada como aplicada, quantitativa, descritiva e documental. Os resultados do estudo apontam a existência de oligopólio no mercado de auditoria independente por parte das Big-four. Esse fenômeno ocorre por diversos motivos, entre eles, o fato de as médias e pequenas firmas de auditoria não possuírem a estrutura necessária para a realização de trabalhos em grandes empresas, e algumas delas ainda não se atualizaram em relação às recentes mudanças dos padrões contábeis e das normas internacionais de auditoria. 

Biografia do Autor

Mariana Pereira Bonfim, Conselho Federal de Contabilidade - CFC
Mestre em Ciências Contábeis pela FAF - Universidade di Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Joelson Coelho Fagundes Junior, Conselho Federal de Contabilidade
Mestre em Ciências Contábeis pela FAF - Universidade di Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Julio Sergio de Souza Cardozo, Conselho Federal de Contabilidade
Professor Livre-Docente do Programa de Mestrado em Ciências Contábeis da FAF - Universidade di Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Publicado
2014-07-21
Como Citar
BONFIM, Mariana Pereira; FAGUNDES JUNIOR, Joelson Coelho; CARDOZO, Julio Sergio de Souza. Concentração no mercado de auditoria independente. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 207, p. 62-73, jul. 2014. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1165>. Acesso em: 16 jun. 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.