As empresas de serviços contábeis e a utilização dos Compostos de Marketing: estudo exploratório no bairro da Vila Prudente em São Paulo

  • Robson Ribeiro de Azevedo Conselho Federal de Contabilidade - CFC
  • Silvio Augusto Minciotti Conselho Federal de Contabilidade
  • Rosângela Sarmento Silva Conselho Federal de Contabilidade
  • Roberto Vidal de Souza Conselho Federal de Contabilidade
  • Ana Cristina de Faria Conselho Federal de Contabilidade

Resumo

O objetivo deste trabalho é identificar os elementos dos Compostos de Marketing utilizados pelas Empresas de Serviços Contábeis (ESCs), visando contribuir com a compreensão do uso das ferramentas do Marketing de Serviços pelas ESCs, a partir da definição dos seus Compostos de Marketing. O presente estudo é de natureza exploratória e se propôs a estudar o envolvimento das empresas com a prática do marketing. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com os gestores das ESCs. Ao final, pode-se constatar que as ESCs pesquisadas adotam a prática de algumas técnicas de marketing identificadas nos Compostos de Marketing aplicados nos serviços contábeis, tais como: Produto, Preço, Promoção e Praça, Pessoas, Ambiente e Processos. A prática de marketing é influenciada pelo porte das empresas-clientes dessas ESCs. Constatou-se que as ESCs, focadas no atendimento a clientes de grande porte, já adotam algumas práticas de marketing, mesmo que de forma embrionária, o que não acontece com as ESCs que prestam serviços para micros e pequenas empresas. 

Biografia do Autor

Robson Ribeiro de Azevedo, Conselho Federal de Contabilidade - CFC
Mestre em Administração na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Atua como professor no Senac.
Silvio Augusto Minciotti, Conselho Federal de Contabilidade
Doutor em Administração pela FEA/USP, é professor do Programa de Pós-Graduação em Administração – Mestrado e Doutorado da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).
Rosângela Sarmento Silva, Conselho Federal de Contabilidade
Doutoranda e Mestre em Administração na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).
Roberto Vidal de Souza, Conselho Federal de Contabilidade
Mestre em Administração na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), é  professor na Universidade Nove de Julho (Uninove) - SP.
Ana Cristina de Faria, Conselho Federal de Contabilidade
CRC: Contadora 1SP 159.773. Doutora e mestre em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP, é bacharel em Ciências Contábeis e professora do Programa de Pós-Graduação em Administração – Mestrado e Doutorado da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) – SP.
Publicado
2014-07-21
Como Citar
DE AZEVEDO, Robson Ribeiro et al. As empresas de serviços contábeis e a utilização dos Compostos de Marketing: estudo exploratório no bairro da Vila Prudente em São Paulo. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 207, p. 48-61, jul. 2014. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1164>. Acesso em: 16 fev. 2019.

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