New Public Management e Functional Illiteracy: uma análise na perspectiva dos utilizadores da informação

  • João Carlos Hipólito B. do Nascimento Conselho Federal de Contabilidade - CFC
  • Juliana da Silva Reis Conselho Federal de Contabilidade
  • Wellington Dantas de Souza de Souza Conselho Federal de Contabilidade
  • Fabio Rodrigues Magalhães

Resumo

Nas décadas de 80 e 90, a New Public Management  (NPM) assumiu papel dominante nas reformas do setor público mundial. Em síntese, a NPM proporcionou o estabelecimento de inovações de fomento a qualidade, à eficiência e a eficácia na gestão pública. Segundo o Modelo de Contingência de Lüder (1992), as mudanças implantadas no setor público sofrem influências do ambiente sociopolítico-administrativo. Assim, fundamentado no modelo de contingência, o presente estudo se propôs a investigar a influência do fenômeno do Functional Illiteracy (variável contextual/comportamental) na implantação de mecanismos da NPM (mais especificamente no grau de disclosure) no contexto brasileiro. Por meio de dados empíricos secundarios do ITMI e Inaf, foi testada a relação entre o Functional Illiteracy e o grau de evidenciação de informações que auxiliam no controle social. Constatou-se empiricamente uma relação positiva e significativa a um nível de 0,01 entre o nível de disclosure e a maior alfabetização funcional da população, isto é, em capitais com maior nível de Functional Illiteracy, exite um menor grau de divulgação de informaçõe. Assim, torna-se possível concluir que o Functional Illiteracy é uma condição desfavorável a implementação de inovações da NPM, tendo em vista que prejudica o processo de demanda e utilização das informações e, por consequência, de acompanhamento da performance da gestão pública. Torna-se altamente pertinente desenvolver estratégias com o intuito de majorar a compreensibilidade das informações evidenciadas pelo governo, de forma a contemplar os cidadaos incapazes de satisfazer as demandas minimas de leitura, escrita e comunicação.

Biografia do Autor

João Carlos Hipólito B. do Nascimento, Conselho Federal de Contabilidade - CFC
Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), mestre em Ciências Contábeis pelo Instituto Capixaba de Pesquisa em Contabilidade, Economia e Finanças (Fucape) e doutorando em Contabilidade pelo Programa Doutoral Conjunto das Universidades do Minho e Aveiro, Portugal. Professor da Facape. Professor Auxiliar 1 da Universidade Federal do Piauí – Campus Almícar Ferreira Sobral, Floriano-PI.
Juliana da Silva Reis, Conselho Federal de Contabilidade
Licenciada em Letras - Português pela Universidade de Pernambuco (UPE); cursando especialização pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP). 
Wellington Dantas de Souza de Souza, Conselho Federal de Contabilidade
Professor na Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape); especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Ciências Educacionais (Face); pós-graduado em Controladoria e Finanças pela Uniandrade; mestrando em Contabilidade pela Fucape Business School.   
Fabio Rodrigues Magalhães
Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS); especialista em Contabilidade Pública e Responsabilidade Fiscal pela Faculdade Internacional de Curitiba (Facinter) e doutorando em Contabilidade pelo Programa Doutoral conjunto das Universidades do Minho e Aveiro, Portugal. Professor de Contabilidade Pública, Contabilidade de Custos e Contabilidade Gerencial da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) e Auditor/Perito Contábil do Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPPE).
Publicado
2014-07-21
Como Citar
B. DO NASCIMENTO, João Carlos Hipólito et al. New Public Management e Functional Illiteracy: uma análise na perspectiva dos utilizadores da informação. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 207, p. 34-47, jul. 2014. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1163>. Acesso em: 23 abr. 2019.

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