Competências para exercício do magistério superior em Contabilidade: um olhar a partir da percepção dos seus operadores

  • Bruno de Jesus Lima Conselho Federal de Contabilidade - CFC
  • Adriano Leal Bruni Conselho Federal de Contabilidade - CFC

Resumo

Este estudo teve por objetivo verificar a percepção dos operadores da Contabilidade (profissionais, professores, alunos e usuários da Contabilidade) acerca das competências de um bom professor de Contabilidade. Para tanto, aplicou-se um questionário baseado nas quatro dimensões que a literatura prediz como necessárias ao exercício do magistério superior (competência em uma área específica, competência na área pedagógica competência na dimensão política e competência de formação técnico-científica ou acadêmica) e estruturado na escala de Likert. A amostra contou com 115 respostas válidas coletadas entre janeiro e fevereiro de 2013. De uma forma geral, observa-se que os respondentes dão importância para os aspectos da competência específica, acadêmica, pedagógica e política e social, respectivamente. Nessesentido, observa-se que os operadores da Contabilidade, em geral, esperam que os professores de Contabilidade atuem no campo profissional da Contabilidade, concatenando-a com a vida acadêmica e complementando-a com aspectos pedagógicos, deixando de lado aspectos do atributo político e social como algo importante ao exercício do magistério superior.

Biografia do Autor

Bruno de Jesus Lima, Conselho Federal de Contabilidade - CFC
Mestrando em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Bahia - (UFBA). Pósgraduado (especialização) em Contabilidade Gerencial - foco Controladoria UFBA. Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado da Bahia - (Uneb). Atualmente exerce a função de Contador Pleno na Petrobras. Áreas de interesse: Ensino/Pesquisa em Contabilidade, Aspectos culturais impactantes na prática contábil e Normas e Padrões Contábeis Internacionais.
Adriano Leal Bruni, Conselho Federal de Contabilidade - CFC
Professor Titular da Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal da Bahia, doutor (2002) e mestre (1998) em Administração pela Universidade de São Paulo (USP) e autor de livros técnicos de Finanças e Métodos Quantitativos publicados pela Editora Atlas.
Publicado
2014-06-02
Como Citar
LIMA, Bruno de Jesus; BRUNI, Adriano Leal. Competências para exercício do magistério superior em Contabilidade: um olhar a partir da percepção dos seus operadores. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 206, p. 76-87, jun. 2014. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1150>. Acesso em: 16 fev. 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.