Reflexões sobre os fatores que contribuíram para a evolução dos Princípios de Contabilidade no Brasil

  • Raquel Wille Sarquis Conselho Federal de Contabilidade - CFC
  • Simone Bearnardes Voese, Dra.

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo apresentar reflexões sobre osacontecimentos históricos e influências mundiais que contribuíram para o surgimento e a evolução dos Princípios de Contabilidade no Brasil. Para tanto, este estudo foi desenvolvido por meio de uma pesquisa qualitativa, com procedimentos sustentados na pesquisa bibliográfica e documental. Como técnica de análise dos dados, utilizou-se a metodologiade Análise de Conteúdo. Por meio de uma análise acurada, revelaram-se momentos históricos importantes que influenciaram a Contabilidade e, consequentemente, a evolução dos princípios de Contabilidade no Brasil. Originados pela Resolução CFC n.º 530/81, em decorrência da necessidadede uma maior formalização das práticas contábeis, os princípios contábeis sofreram posteriormente diversas revisões, pelas Resoluções CFC n.ºs 750/93 e 1.282/10, com a finalidade de ajustar a Contabilidade à realidade econômica e financeira. Dentre os principais acontecimentos, destacam-se: quebra da NYSE; criação do Iasc e do Fasb; Circular n.º 179, do Bacen; o “Milagre Econômico”; a publicação da Lei n.º 6.404/76; Movimento “Diretas Já”; abertura econômica brasileira; entrada de empresas estrangeiras; criação do Iasb; e a adesão do Brasil às normas internacionais de contabilidade (IFRS), entre outros.

Biografia do Autor

Raquel Wille Sarquis, Conselho Federal de Contabilidade - CFC
Graduada em Ciências Contábeis pelaUniversidade Federal do Paraná (UFPR),mestranda em Controladoria e Contabilidadepela Universidade de São Paulo (FEA/USP).
Simone Bearnardes Voese, Dra.
Graduada em Ciências Contábeis, mestrado e doutorado em Engenharia de Produção (UFSC). Professora e pesquisadora do PPG Mestrado em Contabilidade; Professora-Adjunta lotada no Departamento de Contabilidade da Universidade Federal do Paraná.
Publicado
2014-06-02
Como Citar
SARQUIS, Raquel Wille; VOESE, DRA., Simone Bearnardes. Reflexões sobre os fatores que contribuíram para a evolução dos Princípios de Contabilidade no Brasil. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 206, p. 60-75, jun. 2014. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1149>. Acesso em: 22 abr. 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.