Contabilidade para guerra: uma revisão de literatura acerca da influência das guerras para o desenvolvimento da Contabilidade contemporânea

  • Mirella Mirtes Lins e Souza Conselho Federal de Contabilidade - CFC
  • João Carlos Hipólito Bernardes do Nascimento Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), mestre em Ciências Contábeis pelo Instituto Capixaba de Pesquisa em Contabilidade, Economia e Finanças (Fucape) e doutorando em Contabilidade pelo Programa Doutoral conjunto das Universidades do Minho e Aveiro, Portugal. Professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI).
  • Juliana Reis Bernardes Licenciada em Letras Língua Portuguesa pela Universidade de Pernambuco (UPE) e Especialista em Língua Portuguesa pela Faculdade do Paraná (FAP). Professora de Metodologia Científica da Faculdade São Francisco de Juazeiro (FASJ).
  • Wellington Dantas de Sousa Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina – Facape, Petrolina, PE, é especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade do Noroeste de Minas (Finom). Atualmente é gerente administrativo financeiro da Biofábrica Moscamed Brasil e Professor de Contabilidade Geral e de Custos da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape).

Resumo

Diferentemente dos negócios, nas guerras, o êxito é, em última instância, alcançado em função da gestão eficiente dos recursos disponíveis (armas, pessoas, tecnologias, alimentos, entre outros). Essa realidade demanda a eficiência na gestão dos escassos recursos, fomentando assim o desenvolvimento da Contabilidade. Logo, as guerras são, nesse ponto, uma oportunidade ímpar para o desenvolvimento da Contabilidade. Nesse ensejo, o presente estudo do tipo exploratório teve como objetivo contribuir para o incremento da compreensão da influência que as guerras exerceram para o desenvolvimento das práticas de Contabilidade contemporânea. Como método de coleta de dados, foram consultadas as principais revistas que têm por missão a publicação de artigos sobre História da Contabilidade, que são receptivas à investigação tradicional e crítica sobre a temática e, adicionalmente, às revistas (nacionais e internacionais) que publicaram artigos com enfoque histórico em Contabilidade, tendo como critério para seleção o período de publicação abrangido de 1998 a 2012, em decorrência de ser, segundo Gomes e Rodrigues (2009) e Esteve (2010), o mais pujante no âmbito de publicação de estudos relacionados à investigação história em Contabilidade em nível internacional. Como resultado, foi notado que as guerras contribuíram, significativamente, para o desenvolvimento da Contabilidade em vários aspectos, a saber: gestão eficiente dos recursos e busca da eficácia das operações; planejamento e controle orçamentário; divulgação de informações que fomentam o controle social dos gastos públicos e de dados econômicos; advento e difusão da utilidade da Contabilidade de Custos e Contabilidade Gerencial; gestão e controle de operações com câmbio; desenvolvimento da auditoria; e do controle dos estoques; e, por fim,  accountability e transparência dos governos. O estudo mostra-se pertinente em razão de que o aprofundamento da temática possibilita o incremento da compreensão da forma como os conflitos armados contribuíram para o aperfeiçoamento da Contabilidade.

Biografia do Autor

Mirella Mirtes Lins e Souza, Conselho Federal de Contabilidade - CFC
Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape).
João Carlos Hipólito Bernardes do Nascimento, Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), mestre em Ciências Contábeis pelo Instituto Capixaba de Pesquisa em Contabilidade, Economia e Finanças (Fucape) e doutorando em Contabilidade pelo Programa Doutoral conjunto das Universidades do Minho e Aveiro, Portugal. Professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI).
Juliana Reis Bernardes, Licenciada em Letras Língua Portuguesa pela Universidade de Pernambuco (UPE) e Especialista em Língua Portuguesa pela Faculdade do Paraná (FAP). Professora de Metodologia Científica da Faculdade São Francisco de Juazeiro (FASJ).
Wellington Dantas de Sousa, Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina – Facape, Petrolina, PE, é especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade do Noroeste de Minas (Finom). Atualmente é gerente administrativo financeiro da Biofábrica Moscamed Brasil e Professor de Contabilidade Geral e de Custos da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape).
Publicado
2014-06-02
Como Citar
SOUZA, Mirella Mirtes Lins e et al. Contabilidade para guerra: uma revisão de literatura acerca da influência das guerras para o desenvolvimento da Contabilidade contemporânea. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 206, p. 40-59, jun. 2014. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1148>. Acesso em: 22 abr. 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.