Utilização do orçamento no planejamento tributário de uma pequena empresa

  • Daniel Fonseca Costa Conselho Federal de Contabilidade - CFC

Resumo

O objetivo do trabalho é analisar se a elaboração do orçamento dentro do processo de planejamento tributário traz benefícios para uma pequena empresa. A pesquisa foi orientada por meio de um estudo de caso realizado em uma empresa de pequeno porte do ramo alimentício. Para a realização do estudo, foi elaborado o orçamento das vendas, das compras, o orçamento do estoque, do custo das mercadorias vendidas, das despesas operacionais e do resultado do exercício, levando-se em consideração o SIMPLES, o Lucro Presumido e o Lucro Real. Concluiu-se que, no contexto deste trabalho, a elaboração do orçamento trouxe vários benefícios para a pequena empresa estudada, entre eles informações úteis para a tomada de decisões, economia tributária e melhoria na lucratividade.

##submission.authorBiography##

Daniel Fonseca Costa, Conselho Federal de Contabilidade - CFC
Contador, doutorando em Administração pelo PPGA - Universidade Federal de Lavras (UFLA), mestre em Ciências Contábeis, pós-graduado em Auditoria, professor do Instituto Federalde Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Formiga. No campo profissional, possui mais de 10 anos de experiência em contabilidade e consultoria de empresas.
Publicado
2014-06-02
Como Citar
COSTA, Daniel Fonseca. Utilização do orçamento no planejamento tributário de uma pequena empresa. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 206, p. 26-39, jun. 2014. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1147>. Acesso em: 19 abr. 2019.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.