A profissão contábil na percepção dos alunos concluintes dos cursos de Ciências Contábeis de IES de Porto Alegre (RS)

  • Carmem Haab Luttte Cavalcante
  • Bianca Smith Pilla
  • Wanderson Obalski

Resumo

A Contabilidade é relevante para qualquer organização. Além das exigências legais, a Contabilidade contribui de forma significativa na gestão das empresas, fornecendo informações para o planejamento, controle e para a tomada de decisões. O estudo teve como objetivo identificar a percepção dos alunos concluintes dos cursos de Ciências Contábeis nas IES de Porto Alegre (RS) sobre a profissão contábil. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva por meio da aplicação de questionário aos estudantes do último ano do curso de Ciências Contábeis. Como resultados, os estudantes percebem que o profissional da Contabilidade tem boas oportunidades de trabalho, que encontra emprego com facilidade e que o mercado de trabalho está em crescimento. Os estudantes discordam que o salário seja alto para o profissional da Contabilidade. A maioria dos estudantes diz que a profissão contábil tem destaque em nossa sociedade. Os estudantes reconhecem a função gerencial do contador, declarando que ele contribui com informações importantes na gestão das organizações. Por fim, observa-se a conduta ética como fator que influencia na imagem do contador. O estudo se faz importante para identificar a percepção dos alunos sobre a profissão contábil e difundir as perspectivas dessa profissão.

Biografia do Autor

Carmem Haab Luttte Cavalcante
Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo (RS) e professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Porto Alegre (RS).
Bianca Smith Pilla
Doutora e Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre (RS) e professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Câmpus Porto Alegre (RS).
Wanderson Obalski
Técnico em Contabilidade pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Câmpus Porto Alegre (RS).
Publicado
2014-03-06
Como Citar
CAVALCANTE, Carmem Haab Luttte; PILLA, Bianca Smith; OBALSKI, Wanderson. A profissão contábil na percepção dos alunos concluintes dos cursos de Ciências Contábeis de IES de Porto Alegre (RS). Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 205, p. 88-101, mar. 2014. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1124>. Acesso em: 07 dez. 2021.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.