Procedimentos utilizados pela auditoria interna para detecção de fraudes em uma empresa privada operadora de planos de saúde

  • Soraya Soares Guimarães
  • Júlio Sérgio de Souza Cardozo
  • Francisco José dos Santos Alves

Resumo

A presente pesquisa tem por objetivo verificar se os procedimentos utilizados pela Auditoria Interna na detecção de fraudes em uma empresa privada operadora de planos de saúde permitiram a coleta de evidências confiáveis e suficientes para suportar as conclusões dos auditores sobre os fatos reportados nos relatórios de auditoria interna. A pesquisa concentrou-se nas análises dos relatórios de auditoria interna que reportaram ocorrências de fraudes na empresa estudada. Os principais achados demonstram que os procedimentos utilizados pela Auditoria Interna na detecção de fraudes permitiram a coleta de evidências de auditoria confiáveis e suficientes para suportar as conclusões dos auditores. O resultado da pesquisa indica, também, que não existe um padrão de utilização dos procedimentos de auditoria. De acordo com o tipo de fraude e objetivo, o auditor interno deve definir quais os procedimentos de auditoria devem ser utilizados na obtenção de evidências de auditoria confiáveis e suficientes para suportar as suas conclusões.

Biografia do Autor

Soraya Soares Guimarães
Possui graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade Moraes Júnior (1999), pósgraduação em Contabilidade e Auditoria pela Universidade Federal Fluminense (UFF) (2007). Cursa o programa de Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ. Possui 10 anos de experiência como auditora interna em instituições financeiras e atualmente é coordenadora do Departamento de Auditoria Interna em uma operadora de planos de saúde.
Júlio Sérgio de Souza Cardozo
Contador e administrador, obteve o título de livre-docência pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com a defesa da tese “A inadequação dos pareceres de auditoria”. Participou como orientador, presidente ou membro em mais 80 bancas examinadoras de dissertações de mestrado e teses de doutorado na UERJ, Fundação Getúlio Vargas, IBMEC e USP. Atualmente, é professor da UERJ.
Francisco José dos Santos Alves
Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) (1987), mestrado em Ciências Contábeis pela UERJ (1998) e doutorado em Controladoria e Contabilidade pela USP (2005). Atualmente é contador da Controladoria Geral do município e professor visitante da UERJ.
Publicado
2014-03-06
Como Citar
GUIMARÃES, Soraya Soares; CARDOZO, Júlio Sérgio de Souza; ALVES, Francisco José dos Santos. Procedimentos utilizados pela auditoria interna para detecção de fraudes em uma empresa privada operadora de planos de saúde. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 205, p. 74-87, mar. 2014. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1123>. Acesso em: 07 dez. 2021.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.