Gerenciamento de riscos de vida e acidentes de trabalhos pessoais: um estudo multicaso em indústrias têxteis do Estado da Paraíba

  • Alan Santos de Oliveira
  • Isabelle Carlos Campos Rezende

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar o sistema de controle e gerenciamento de riscos de vida e acidentes de trabalhos pessoais em indústrias têxteis do Estado da Paraíba. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória, bibliográfica e qualitativa, bem como o estudo multicaso com as empresas Brastex S/A e Xerium Technologies S/A. Para fazer a análise, aplicou-se o modelo PECI baseado no modelo COSO (1992). Os resultados revelaram na primeira dimensão do modelo PECI (AMBCO), que a Brastex apresentou um estágio insuficiente quanto à alta direção, e a estrutura da empresa geralmente não está relacionada ao ambiente de controle. A Xerium apresentou um estágio excelente, na maioria dos itens, com relação ao ambiente de controle interno. A segunda dimensão do modelo (PROCM) evidenciou para a Brastex um estágio insuficiente com relação à identificação dos fatores de riscos e processo de transferência de risco para o mercado segurador. No entanto, a Xerium apresentou procedimento de controle e monitoramento dos riscos pessoais excelentes e confiáveis. Ao verificar a última dimensão do modelo (SIFCO), percebeu-se que as empresas apresentaram um estágio, variando de confiável para excelente, realçando o comprometimento da organização com o sistema de informação.

Biografia do Autor

Alan Santos de Oliveira
Graduado em Ciências Contábeis e aluno de Especialização em Controladoria e Auditoria pelo Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ).
Isabelle Carlos Campos Rezende
Mestre em Ciências Contábeis pelo programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós- Graduação em Ciências Contábeis – UNB/UFPB/ UFRN (2009). Atualmente é professora assistente I da Universidade Federal da Paraíba, Campus IV, litoral Norte e avaliadora de trabalhos do Congresso de Iniciação Científica da USP.
Publicado
2014-03-06
Como Citar
OLIVEIRA, Alan Santos de; REZENDE, Isabelle Carlos Campos. Gerenciamento de riscos de vida e acidentes de trabalhos pessoais: um estudo multicaso em indústrias têxteis do Estado da Paraíba. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 205, p. 62-73, mar. 2014. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1122>. Acesso em: 07 dez. 2021.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.