A divulgação do risco nas demonstrações financeiras- uma análise às entidades cotadas no PSI-Geral em Portugal durante os anos de 2009 e 2010

  • Fábio de Albuquerque Conselho Federal de Contabilidade - CFC
  • Joaquim Texeira Quirós
  • Manuela Marcelino

Resumo

Esta pesquisa insere-se no contexto da divulgação do risco no relato financeiro das entidades (não financeiras) adotantes das normas internacionais de Contabilidade em Portugal, a partir da análise do anexo. O estudo tem por objetivo analisar a existência de diferenças significativas entre os elementos característicos da divulgação do risco no relato financeiro, bem como a associação entre as referidas divulgações e elementos característicos das entidades analisadas neste estudo. Os dados relativos à divulgação do risco foram extraídos com base na análise de conteúdo das demonstrações financeiras consolidadas durante os períodos de 2009 e 2010. Posteriormente, foram desenvolvidas hipóteses relacionadas com a divulgação do risco em função do período e do enquadramento setorial, em termos da natureza do risco divulgado e com base nos testes de Wilcoxon e de Mann-Whitney-U, bem como uma hipótese baseada na associação positiva entre a divulgação do risco e certos fatores explicativos, nomeadamente, a dimensão e o endividamento, por meio do coeficiente de correlação de Spearman. Os resultados do teste de Wilcoxon identificaram uma evolução mais significativa do risco em torno do risco de relato, ao passo que os resultados do teste de Mann-Whitney-U não identificaram, na generalidade, diferenças significativas em torno do grau de divulgação do risco consoante o setor. Por outro lado, os resultados da análise do coeficiente de correlação de Spearman permitiu identificar, em quaisquer dos anos do estudo, uma associação positiva e significativa entre o fator dimensão e a divulgação do risco de relato e a gestão de riscos não financeiros. Os resultados desta investigação permitiram constatar que, na generalidade, as entidades analisadas neste estudo não alteram substancialmente, e na generalidade, o risco divulgado nas demonstrações financeiras de um período para o outro. Em linha com estudos anteriores, constata-se igualmente a associação entre a dimensão das entidades e o grau de divulgação do risco no relato financeiro.Neste artigo a RBC preservou a ortografia oriunda de Portugal.

Biografia do Autor

Fábio de Albuquerque, Conselho Federal de Contabilidade - CFC
Técnico Oficial de Contas. Licenciado em Contabilidade e Mestre em Auditoria pelo ISCAL. Actualmente frequenta o doutoramento em Ciências Económicas e Empresariais na Universidade da Extremadura, Espanha. Docente no ISCAL, formador em matérias relativas ao Relato Empresarial e Normas Internacionais de Contabilidade, é ainda autor de vários artigos técnicos e científicos.
Joaquim Texeira Quirós
Professor da Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade de Extremadura (Espanha). Professor convidado na Universidade Autónoma de Lisboa. Tem desenvolvido e orientado inúmeros projectos de investigação em mestrados e doutoramentos em Portugal e em Espanha, nas áreas do relato empresarial, gestão da qualidade, entre outras.
Manuela Marcelino
Licenciada em Contabilidade e mestranda em Auditoria pelo ISCAL. Tem publicado artigos em revistas técnicas e científicas em matérias relacionadas com a Contabilidade e a Auditoria.
Publicado
2014-01-07
Como Citar
ALBUQUERQUE, Fábio de; QUIRÓS, Joaquim Texeira; MARCELINO, Manuela. A divulgação do risco nas demonstrações financeiras- uma análise às entidades cotadas no PSI-Geral em Portugal durante os anos de 2009 e 2010. Revista Brasileira de Contabilidade, [S.l.], n. 204, p. 52-67, jan. 2014. ISSN 2526-8414. Disponível em: <http://rbc.cfc.org.br/index.php/rbc/article/view/1106>. Acesso em: 18 set. 2020.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.